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Título
ANÁLISE DO DESEMPENHO MOTOR AXIAL E SUA ASSOCIAÇÃO COM OS FATORES NEONATAIS E FAMILIARES, EM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS DE IDADE FREQÜENTADORAS DE DUAS CRECHES DE PIRACICABA-SP
Orientador
DENISE CASTILHO CABRERA SANTOS
Autor
JULIANA DE CARVALHO
Palavra chave
CRECHES, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, MEIO AMBIENTE, FATORES DE RISCO...
Grupo CNPQ
Programa
MS - FISIOTERAPIA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
01/01/2000
Nº Downloads
1807
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor axial e sua associação com fatores neonatais e familiares, em crianças de zero a três anos de idade e freqüentadoras de creches. Metodologicamente este estudo é de natureza descritiva, realizado de maneira seccional, abrangendo 83 crianças saudáveis de zero a três anos de idade e freqüentadoras, em tempo integral, de duas creches públicas do município de Piracicaba-SP. Essas 83 crianças estão assim matriculadas: 29 no berçário 1, 25 no berçário 2 e 29 no maternal 1. A avaliação se deu pela utilização do Peabody Developmental Motor Scale-2 (PDMS-2), considerando os resultados do desempenho motor axial global e dos substestes reflexos, habilidades motoras estacionárias, habilidades de locomoção e habilidades de manipulação de objetos. Foram coletados os dados neonatais (peso ao nascer, idade gestacional e índice de Apgar) e os dados familiares (idade dos pais, escolaridade dos pais, número de adultos e crianças na casa, presença paterna no domicílio e tempo de creche) por meio da aplicação de questionário aos pais. Como resultados foram observados que na distribuição do quociente de desempenho motor axial global (QMA), no berçário 1 e berçário 2 a mediana do desempenho motor axial ficou discretamente abaixo da média de referência, ou seja, aproximadamente 75% do grupo apresentaram desempenho superior à média de referência. No subteste Reflexo, 50% das crianças do berçário 1 estavam acima da média de referência. Observou-se que na classe berçário 1 e berçário 2 a mediana de desempenho em habilidades estacionárias coincidiu com a média de referência. No maternal 1 aproximadamente 75% do grupo teve desempenho superior a média de referência. Notou-se que nos dois berçários (1 e 2) 2, 75% do grupo apresentou-se abaixo da média de referência no subteste locomoção. Já no desempenho motor do maternal 1, quase 50% do grupo apresentou média inferior à referência. No desempenho motor do berçário 2, aproximadamente 50% do grupo teve desempenho inferior à média de referência. No maternal 1 quase que a totalidade do grupo esteve acima da média de referência. A escolaridade paterna foi a única variável que apresentou significância (p-valor= 0,009, IC=.1,35-267,33), na associação de risco com o QMA. Quanto as demais variáveis familiares e neonatais estudadas não houve associação de maior risco de desempenho inadequado. Como conclusão constatou-se que as crianças, cujos pais tinham escolaridade até a 8a série, apresentaram risco 11,85 vezes maior de estar associado ao desempenho motor inadequado, sugerindo que o desempenho motor da criança pode ser influenciado por condições familiares desfavoráveis.
Abstract
Objective: To analyze axial gross motor and its association with neonatal and family factors in children from daycare centers aged zero to three years old. Method: Descriptive and sectional study where 83 healthy children, from two full time public daycare centers, located in Piracicaba - SP - Brazil were observed. From the total, 29 children were registered in the classroom aged from 0 to12 months (B1), 25 in the classroom from 12 to 24 months (B2), and 29 in the classroom from 24 to 36 months (M1). They were assessed using Peabody Developmental Motor Scale-2 (PDMS-2), where considered results were: global gross motor development, and reflexes, stationary motor abilities, locomotion abilities, and object manipulation abilities subtests. Collected data were: birth weight, gestational age, Apgar score, and family data throughout a questionnaire answered by the parents: parents' age, educational background, number of adults and children in the house, father presence at home, and for how long the child has been attending daycare centers. Results: Analyzing distribution of "Global gross Motor development Quotient" (GMQ), it was observed that average median of gross motor performance in the classrooms B1 and B2, were discretely below from reference mean, almost 75% of the group presented superior performance from reference mean. Results from reflex subtest showed that 50% of children from B1 were above the reference mean. It was observed that in B1 and B2 classrooms performance median for stationary subtest was coincident with reference mean. In M1 classroom, approximately 75% of the group had superior performance when compared with reference mean. It was observed that, in B1 and B2 classrooms, 75% of the group presented results below the reference mean when analyzed at locomotion subtest. As for gross motor skills from M1, almost 50% of the group presented inferior media when compared to the reference mean. Motor development for B2 classroom, approximately 50% of the group had performance inferior than the reference mean. In M1 almost all the children from the group were above the reference mean. The father educational background was the only variable that presented a significant score (p =0.009, IC =1.35 - 267.33), when correlated with GMQ. Results from other studied data (family and neonatal variables), they did not present risk association with inadequate performance. Conclusion: Children whose fathers had concluded 9th grade presented risk 11.85 times bigger to be associated to inadequate motor performance, suggesting that child's motor development can be influenced by unfavorable family conditions.