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Título
MARKETING ESPORTIVO NA CAPTAÇÃO DE PATROCINADORES DE TÊNIS:
UM ESTUDO COM EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE E
MICROEMPRESAS DE AMERICANA (SP)
Orientador
Antonio Carlos Giuliani
Autor
ROGÉRIO MASSAO KAWAKAMI
Palavra chave
marketing esportivo, patrocínio, ferramentas de marketing e tênis.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data da defesa
01/01/2010
Nº Downloads
1402
Resumo
O presente estudo analisa as ferramentas do marketing esportivo e a sua
aplicabilidade na conquista de patrocínio para torneios de tênis e na percepção das
vantagens pela empresa patrocinadora, ao associar sua marca ao esporte. O
objetivo deste trabalho constituiu-se em identificar os fatores facilitadores e
restritivos que levam uma empresa a patrocinar um torneio de tênis. Para tanto,
investigou-se o marketing esportivo em relação a seus conceitos, seu composto e
suas proposições e buscou-se compreender as ferramentas mercadológicas
adotadas para atrair patrocinadores. Neste estudo, levantou-se as seguintes
proposições: o patrocínio como uma propaganda para a marca; a participação da
empresa patrocinadora nas estratégias de divulgação e a comunicação do evento e
o desconhecimento dos gestores esportivos em relação às ferramentas
mercadológicas. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa exploratória e dividese
em três fases: na primeira, reservou-se para a construção do referencial teórico;
na segunda, utilizou-se estudos de casos ilustrativos, desenvolvidos com os
patrocinadores do tênis; e na terceira, aplicou-se uma pesquisa às empresas
patrocinadoras dos torneios de tênis organizados pela Academia Raquetes Brasil de
Americana (SP). Entre os principais resultados, destaca-se que as ações do
marketing esportivo viabilizam a captação de patrocínio, associando a marca
patrocinadora aos valores transmitidos pelo esporte, no caso deste estudo, o tênis, o
que gera vantagens competitivas à empresa patrocinadora, exerce a aproximação
entre o patrocinador e o patrocinado e estabelece uma parceria sólida e duradoura
entre ambos.
Abstract
This study analyzes the sport marketing tools and its applicability in acquiring
sponsorship for tennis tournaments, and the perception by the sponsoring
company, about the advantages in associating its brand to the sport. The objective of
this dissertation was to identify both the factors, facilitative and restrictive that leads a
company to sponsor a tennis tournament. Therefore, we investigated the sports
marketing concepts, compound and proposals, and sought to understand the
marketing tools adopted to attract sponsors. This study raised the following
propositions: sponsorship as an advertisement for the brand, and the participation of
sponsoring company in the strategies for the event dissemination and communication
and the sports managers ignorance on the tools marketing. This research is
characterized as exploratory, qualitative and is divided into three phases: the first
was reserved for the construction of theory referential. In the second we used
illustrative case studies developed with tennis sponsors, and in the third, we applied
a research to the tennis tournaments sponsor companies organized by Raquetes
Brasil Academy from Americana City (SP). Among the main results we can detach
that the actions of sports marketing can make feasible the capture of sponsorship, by
linking the sponsors brand to values delivered by sports, the tennis in this case study,
what can generate competitive advantage to the sponsoring company, provide the
approach between the sponsor and sponsored, and establishes a solid and lasting
partnership between both of them.