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Título

MARKETING ESPORTIVO NA CAPTAÇÃO DE PATROCINADORES DE TÊNIS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE E MICROEMPRESAS DE AMERICANA (SP)

Orientador

Antonio Carlos Giuliani

Autor

ROGÉRIO MASSAO KAWAKAMI

Palavra chave

marketing esportivo, patrocínio, ferramentas de marketing e tênis.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

1402

Resumo

O presente estudo analisa as ferramentas do marketing esportivo e a sua aplicabilidade na conquista de patrocínio para torneios de tênis e na percepção das vantagens pela empresa patrocinadora, ao associar sua marca ao esporte. O objetivo deste trabalho constituiu-se em identificar os fatores facilitadores e restritivos que levam uma empresa a patrocinar um torneio de tênis. Para tanto, investigou-se o marketing esportivo em relação a seus conceitos, seu composto e suas proposições e buscou-se compreender as ferramentas mercadológicas adotadas para atrair patrocinadores. Neste estudo, levantou-se as seguintes proposições: o patrocínio como uma propaganda para a marca; a participação da empresa patrocinadora nas estratégias de divulgação e a comunicação do evento e o desconhecimento dos gestores esportivos em relação às ferramentas mercadológicas. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa exploratória e dividese em três fases: na primeira, reservou-se para a construção do referencial teórico; na segunda, utilizou-se estudos de casos ilustrativos, desenvolvidos com os patrocinadores do tênis; e na terceira, aplicou-se uma pesquisa às empresas patrocinadoras dos torneios de tênis organizados pela Academia Raquetes Brasil de Americana (SP). Entre os principais resultados, destaca-se que as ações do marketing esportivo viabilizam a captação de patrocínio, associando a marca patrocinadora aos valores transmitidos pelo esporte, no caso deste estudo, o tênis, o que gera vantagens competitivas à empresa patrocinadora, exerce a aproximação entre o patrocinador e o patrocinado e estabelece uma parceria sólida e duradoura entre ambos.

Abstract

This study analyzes the sport marketing tools and its applicability in acquiring sponsorship for tennis tournaments, and the perception by the sponsoring company, about the advantages in associating its brand to the sport. The objective of this dissertation was to identify both the factors, facilitative and restrictive that leads a company to sponsor a tennis tournament. Therefore, we investigated the sports marketing concepts, compound and proposals, and sought to understand the marketing tools adopted to attract sponsors. This study raised the following propositions: sponsorship as an advertisement for the brand, and the participation of sponsoring company in the strategies for the event dissemination and communication and the sports managers ignorance on the tools marketing. This research is characterized as exploratory, qualitative and is divided into three phases: the first was reserved for the construction of theory referential. In the second we used illustrative case studies developed with tennis sponsors, and in the third, we applied a research to the tennis tournaments sponsor companies organized by Raquetes Brasil Academy from Americana City (SP). Among the main results we can detach that the actions of sports marketing can make feasible the capture of sponsorship, by linking the sponsors brand to values delivered by sports, the tennis in this case study, what can generate competitive advantage to the sponsoring company, provide the approach between the sponsor and sponsored, and establishes a solid and lasting partnership between both of them.