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Título
PROMOVENDO (RE)SIGNIFICAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE MAPAS: A CONSTITUIÇÃO DE UMA PARCERIA COLABORATIVA COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador
Roseli Pacheco Schnetzler
Autor
JACKS RICHARD DE PAULO
Palavra chave
Representações Cartográficas; Ensino de Mapas; Formação Continuada de...
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2013
Nº Downloads
2148
Resumo
Neste trabalho investiga-se se a constituição de uma parceria colaborativa, em um processo de formação continuada, contribui para que professores de Geografia da educação básica (re)signifiquem suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. A tese aqui é a de que, com a reflexão conjunta sobre os porquês dos professores ensinarem como ensinam e, com a ajuda de novas reflexões epistemológicas e pedagógicas abordadas pelo professor universitário (autor desta tese) sobre o ensino de mapas, a parceria colaborativa pode contribuir para a (re)ressignificação de representações cartográficas e do seu ensino em um processo de formação continuada de professores de Geografia. Em termos metodológicos, a parceria proposta compreendeu a realização de 16 encontros quinzenais entre o pesquisador e seis professores de Geografia que atuam na rede municipal de ensino de uma cidade mineira de porte médio, situada no interior do Estado, com os propósitos de refletir sobre problemas de ensino e aprendizagem de mapas, descrever como os professores ensinam e, em função disso, construir e vivenciar novos modelos de ensino, e analisar as possíveis contribuições daquela parceria colaborativa. Para tal, procedeu-se à transcrição dos encontros que foram audiogravados. Assim, tanto as discussões sobre como eles ensinam mapas, como as reflexões sobre novos modelos de ensiná-los foram captadas por meio das transcrições das falas dos sujeitos. O mesmo ocorreu em termos da vivência com as oficinas, ou seja, de como eles viabilizaram esses novos modelos em suas práticas de ensino. Tendo como diretrizes de investigação os construtos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, três categorias temáticas foram adotadas nos procedimentos tanto de construção quanto de análise de dados, a tríade ensino, aprendizagem e conhecimento, buscando apontar se houve, ou não, mudanças significativas nas concepções e práticas dos professores envolvidos pela promoção, na parceria colaborativa, de (re)significação de suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. Os resultados positivos desta investigação também evidenciam que tal parceria contribui no desenvolvimento profissional de formadores de professores de Geografia (professor universitário).
Abstract
In this thesis, it is investigated whether the formation of a collaborative partnership, in a process of continued education, contributes toward a (re)signification of Geographic teachers’ conceptions and teaching practices concerning with cartographic representations and maps. The argument asserted in this research is that by means of collective reflections about how secondary teachers have taught maps and through new epistemological and pedagogical ideas related to that teaching, which were discussed by a university lecturer (the thesis´author), it is possible to promote meaningful changes on teachers´conceptions and practices in the teaching of cartographic representations and maps. In methodological terms, the partnership included 16 fortnightly meetings between this author and six secondary geographic teachers in a medium-sized town, located in the state of Minas Gerais. The collaborative partnenship´s purposes include reflections about i) teaching and learning problems concerned with maps; ii) how teachers have taught them; iii) building up of new teaching models for maps, and iv) Their use, by the teachers, in five workshops with their pupils concerned with place, space, landscape, altitude and orientation. According with research constructs of a historical-cultural approach to human development, the data construction for this research includes the transcription of the meetings, which were audiorecorded, in order to capture the teachers´depoiments concerned with three thematic categories: teaching, learning and maps´knowledge. The positve research results obtained reveal the importance of the promoted collaborative partnership for refreming cartographic representations and its teaching in a process of geographic teachers´continuous education. Also, by means of this process, we have became better university lecturers in forming geographic teachers, mainly through the adoption of a reflective performance which able us to form and teach maps according to more adequated epistemological and pedagogical basis.