Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO INDUSTRIAL DA REDE FEDERAL NO CEARÁ: o caso do IFCE – Campus de Cedro (1986-1999)

Orientador

Cleiton de Oliveira

Autor

RAIMUNDO LEANDRO NETO

Palavra chave

IFCE; ETFCE; campus de Cedro; UNED-Cedro; Educação Profissional; PROTEC

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2013

Nº Downloads

2127

Resumo

Tratamos, neste trabalho, do campus de Cedro, unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), anteriormente denominados Unidade de Ensino Descentralizada de Cedro (UNED-Cedro) e Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), por meio de um estudo de caso, realizado por intermédio de análise bibliográfica e documental. Para este trabalho, consultamos, principalmente, o Diário Oficial da União; publicações administrativas e documentos do IFCE; e sítios na internet do Senado, Câmara Federal, Imprensa Nacional e portal JusBrasil. A decisão para investigarmos esta unidade decorreu de ter sido Cedro a primeira cidade do interior cearense, objeto de ações do MEC e do IFCE – campus de Fortaleza, com vista à instalação de uma escola industrial federal, em 1986. Esta pesquisa estende suas ações até 1999, ano previsto para a conclusão de curso da primeira turma a ingressar naquela unidade. Neste estudo, respondemos à seguinte questão: como ocorreu a implantação e primeiros anos de funcionamento do IFCE – campus de Cedro? A análise desta questão constitui-se o objetivo geral desta investigação, com os seguintes objetivos específicos: apresentar breve histórico sobre a educação profissional no Brasil; apresentar programas e ações para a expansão do ensino profissional nas décadas finais do século XX; e, por último, analisar a implantação e os primeiros anos de funcionamento do IFCE – campus de Cedro. Inicialmente, analisamos aspectos da trajetória da educação profissional no Brasil, bem como explicitamos a legislação correspondente. A seguir, referimo-nos a programas e ações relacionados à educação profissional, em especial ao PROTEC, do qual resultaram expansão e melhoria no IFCE – campus de Fortaleza. Por fim, analisamos de forma específica o IFCE – campus de Cedro a partir dos seguintes tópicos: o município de Cedro, antecedentes à instalação do IFCE – campus de Cedro, evolução patrimonial, formação do quadro de servidores, primeiras atividades e cursos, ordenamento da vida escolar e primeiros alunos. Com este estudo, em que pesem seus limites, pretendemos contribuir para o conhecimento sobre políticas públicas da educação profissional e história da implantação e primeiros anos de funcionamento do IFCE - campus de Cedro.

Abstract

In this work, we deal with the Cedro Campus, a unit of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), formerly called Federal Technical School of Ceará (ETFCE) and Decentralized Teaching Unit Cedro (UNED-Cedro), through a case study, done through a bibliographical and documental analysis. For this work, we have mainly consulted the Union Official Gazette; administrative publications and documents from IFCE; and the internet websites of the Senate, Federal House of Representatives, National Press and the JusBrasil portal. The decision to investigate that unit was due to the reason that Cedro was the first city in the countryside of Ceará to be the subject of actions from MEC and IFCE – Fortaleza Campus, aiming the installation of a federal industrial school in 1986. This research encompassed actions until 1999, when the first class to be admitted to that unit was expected to graduate. In this study, we answer the following question: How did the implantation of the Cedro Campus happen in the early years of IFCE? The analysis of this question is the general objective of this investigation with the following specific goals: to present a brief history about the vocational education in Brazil; to show programs and actions towards the expansion of the vocational education in the last decades of the 20th century; and, at last, analyse the implantation and the early of operation of IFCE – Cedro Campus. Initially, we analyze the aspects of the vocational education path in Brazil, and we also explain the corresponding legislation. Below, we deal with the programs and actions related to vocational education, especially PROTEC, which has brought the expansion and improvement to IFCE – Fortaleza Campus. Finally, we specifically analyze IFCE – Cedro Campus, based on the following topics: the municipality of Cedro; precedents of the IFCE – Cedro campus installation; patrimonial evolution, formation of the staff, first activities and courses, ordering of school life and first students. With this study, in spite of its limits, we intend to contribute to the knowledge about the public policies of vocational education and the history of implantation as well as the first years of operation of IFCE – Cedro Campus.