Visualização do documento
Título
OS ANOS INICIAIS DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA:DA UNIVERSIDADE AO CHÃO DA ESCOLA
Orientador
Roseli Pacheco Schnetzler
Autor
THIAGO HENRIQUE BARNABÉ CORRÊA
Palavra chave
Professor iniciante; Formação de professores; Ensino de Química.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2013
Nº Downloads
947
Resumo
Com o objetivo de ampliar os horizontes da discussão sobre a Iniciação à Docência no campo da Educação Química e de contribuir para a área de Formação de Professores esta pesquisa têm por intuito revelar quais são as principais dificuldades vivenciadas por professores iniciantes de Química, como eles vêm tentando superá-las, além de problematizar os possíveis impactos do primeiro contato docente com a realidade das salas de aula. Para isso, coletamos dados por meio de entrevistas semi-estruturadas com cinco professores de Química com menos de três anos de magistério. O referencial teórico e o depoimento dos professores nos permitiram construir três eixos de análise: i) os dilemas dos professores iniciantes: referem-se às dificuldades enfrentadas no início da carreira e às tentativas de superação; ii) a formação de professores de Química: lacunas e desafios, direcionando a discussão para as necessidades formativas de professores - principalmente as relacionadas à dicotomia entre teoria e prática - buscando através da literatura, apontar caminhos a serem trilhados para a superação destas; e iii) o lugar da escola na contemporaneidade: professor, alunos e conhecimento, pensando sobre o papel da Escola na sociedade, suas condições de trabalho e a relação do aluno com o conhecimento. A necessidade em se discutir este eixo surgiu a partir da grande queixa dos entrevistados pelo desinteresse discente e seu desapego com os estudos.
Abstract
With the objective of expanding the horizons of the discussion about the Introduction to Teaching in the field of Chemistry Education and contribute to the area of Teacher Education this search have the order by revealing what are the main difficulties experienced by beginning teachers in Chemistry, how they have been tried to ovcercome them, besides discuss the possible impacts of the first contact with the classrooms reality. For this, we collected informations with semi-structured interviews with five chemistry teachers with less than three years of teaching. The theoretical and the testimony of teachers allowed us to build three axes of analysis: i) the dilemmas of beginning teachers: refer to faced difficulties in the beginning of the career and the attempts to overcome it; ii) the training of chemistry teachers: gaps and challenges, directing the discussion to the training needs of teachers - especially those related to the dichotomy between theory and practice - looking through the literature, to point ways to be followed to overcome these, and iii) The place of the school in contemporary: teachers, students and knowledge, thinking about the role of school in society, their working conditions and the relationship of the student with knowledge. The need of discuss this axis has emerged from the great complaint of respondents by student disinterest and detachment with their studies.