Visualização do documento
Título
TRABALHO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DE SUAS CONDIÇÕES
Orientador
Raquel Pereira Chainho Gandini
Autor
BENTO RUPIA JÚNIOR
Palavra chave
Condições de trabalho, trabalho docente, educação
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
1789
Resumo
O presente trabalho procura desenvolver uma análise das condições de trabalho docente nas escolas primárias em Moçambique. Partimos da premissa que considera serem os processos sociopolíticos vividos no país que explicam as condições precárias de trabalho, tendo como referência de base os resultados de pesquisa empírica desenvolvida junto de professores de escolas públicas do ensino básico de Moçambique. O registro metodológico assumiu um caráter tendencialmente extensivo de natureza quantitativa, conjugada com análise e sistematização de ordem qualitativa. Com depoimentos dos inquiridos procuramos preencher aspectos de imprecisão e zonas de penumbra no processo de produção de conhecimento. Optamos por um procedimento que pretendia determinar as características externas gerais de uma «classe» de professores, com base na observação de um subconjunto de elementos norteadores das atividades laborais dos mesmos. Estes procedimentos obedeceram, em primeiro plano, a necessidade de definição opcional de um universo amostral ilustrativo capaz de aproximar a imagem da população de professores do Ensino Básico de Moçambique. Num momento seguinte, os procedimentos técnicos de observação, traduziram-se na construção de um instrumento padronizado de recolha de informação, o inquérito por questionário. Por último, encetamos um esforço de análise que se traduziu na tentativa de classificação sistemática dos dados, com a finalidade de determinar as uniformidades ou regularidades que o espelham, assim como estabelecer os padrões relacionais, com a intenção de edificar enunciados e conceitos baseados neles. Alicerçados na análse compreensiva de Max Weber e nos princípios de categorização analítica de Tardiff e Lessard, bem como os fecundos contributos de Berger e Luckmann, buscamos um encadeamento que produzisse entre a teoria e a empiria uma relação estreita que facultasse o entendimento das condições de trabalho dos professores no ensino básico em Moçambique.
Abstract
This paper seeks to develop an analysis of the conditions of teaching in primary schools in Mozambique. We start from the premise that you think are the socio-political processes experienced in the country explaining the poor working conditions, taking as a baseline the results of empirical research conducted at the public school teachers of basic education in Mozambique.
The record took a methodological quantitative extensive character, coupled with analysis and systematization of qualitative order. With interviews of respondents seek to fill aspects of vagueness and shadowy areas in the process of knowledge production. We opted for a procedure intended to determine the general external features of a "class" of teachers, based on the observation of a subset of elements guiding the work activitiesof the same. These procedures followed in the foreground, the need to define are ilustrative sample universe of the population of teachers of Basic Education in Mozambique. In the next moment, the technical procedures of observation resulted in theconstruction of a standardized instrument for collecting information, the survey questionnaire. Finally, we have entered into an analysis effort that has resulted in asystematic attempt to classify the data, in order to determine the uniformities or regularities that reflect, as well as establish the relational patterns with the intention of building statements and concepts based on them. Grounded in understanding analysis of Max Weber and the principles of analytical categorization of Tardiff and Lessard and the fruitful contributions of Berger and Luckmann, we seek to produce a linkage between theory and empiricism which provide a close understanding of the working conditions ofteachers in basic education in Mozambique.