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Título
EVASÃO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Orientador
Roseli Pacheco Schnetzler
Autor
FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS
Palavra chave
Evasão discente; Formação de professores; Licenciatura em Matemática.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
4423
Resumo
O presente trabalho aborda a problemática da evasão discente em um Curso de Licenciatura em Matemática promovida pelas concepções de Matemática e de professor de Matemática assumidas no referido curso. Ele foi realizado em uma IES pública localizada no Estado de Minas Gerais, tendo por objetivo investigar sobre os motivos dessa evasão no período de 2000 a 2009. Na medida em que a evasão discente no ensino superior é considerada um fenômeno complexo, podendo ser também motivada por fatores intrínsecos ao curso, a opção metodológica aqui adotada- estudo de caso- demandou a utilização de procedimentos que levassem a uma adequada contextualização do mesmo. Nesse sentido, foram entrevistados 19 evadidos, 6 coordenadores e 20 professores formadores do referido curso, além de questionário aplicado a 21 estudantes concluintes e análise dos cinco projetos políticos pedagógicos do curso vigentes naquele período. A coleta dessas informações foi submetida à análise de conteúdo para a construção dos dados desta investigação, desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os dados foram analisados à luz de contribuições teóricas relativas a evasão discente no ensino superior (FONAPRACE, 2007; Baggi e Lopes; 2009; Silva e Kawamura, 2011; e Brasil 1996, 2001, 2002, 2003, 2008, 2009, 2010); formação de professores (Saviani, 1982, 2009; Schön, 1997, 2000; Nóvoa,1991; Pereira,1999, 2007, 2011; Pérez Gómez,1997; Zeichner,1993, 1997, 2008; Mizukami, 2005; Silva, L. e Schnetzler, 2006, 2009, 2011 e Silva, R. e Schnetzler, 2008) e Licenciatura em Matemática (SBEM, 2002; Fiorentini, 2003, 2004; Fiorentini e Castro, 2003; Fiorentini e Nacarato,1999, 2005; Fiorentini e Lorenzato, 2009; Kessler, 2006, 2008; Moreira, 2004; Moreira e David, 2005; Ponte, 2000, 2006; Perez,1999; Gatti, 2009, 2010; Gatti e Nunes, 2008; 2009; 2010). Os resultados obtidos evidenciam 7 motivos que promoveram a evasão discente do Curso de Licenciatura em Matemática, lócus de desenvolvimento desta investigação, no período de 2000 a 2009: 2 motivos externos ao curso (dificuldades financeiras e de trabalho dos estudantes, e desvalorização da profissão docente) e os demais internos ao próprio curso (organização curricular; metodologia de ensino adotada pelos formadores; critérios de avaliação adotados; dependências e a não aprendizagem de conteúdos matemáticos; e a ausência de integração da Universidade com a Educação Básica). Se os motivos externos refletem condições sociais e econômicas ainda aviltantes no país, os motivos internos ao curso são, por sua vez, decorrentes deste ser fundamentado no modelo da racionalidade técnica, configurando-se como um curso de bacharelado "contaminado" com algumas disciplinas pedagógicas, sem identidade própria à formação docente devido, também, às concepções de Matemática e de professor de Matemática enfatizadas pelos formadores que nele atuam. Na medida em que tais concepções parecem configurar a maioria dos cursos de Licenciatura em Matemática em nosso país, as contribuições deste trabalho concentram-se na visibilidade de motivos que elas promovem para a evasão de estudantes, potenciais ex-futuros professores de Matemática, tão necessários a este país, almejando que tal visibilidade possa contribuir para o repensar da formação inicial de professores de Matemática em nossas IES.
Abstract
This present work discusses the problem of students' dropout in a Bachelor degree in Mathematics promoted by the mathematics and mathematics teachers' conceptions taken in this course. It was held in a public University located in the state of Minas Gerais, aiming to investigate the reasons for this dropout in the period from 2000 to 2009. As the student dropout in higher education is considered a complex phenomenon that may also be motivated by the course intrinsic factors, the methodological approach adopted in this work - the case-study - required the use of procedures that could lead to a proper contextualization. In this sense, we interviewed 19 dropouts, 6 coordinators and 20 professors from the course besides the questionnaire applied to 21 students who already got their degrees and we analysed the five political pedagogical projects of the course from that period. This information collection has been submitted to content analysis for the data construction from this research conducted using a qualitative approach. The data were analyzed in the light of theoretical contributions related to student dropout in higher education (FONAPRACE, 2007); Baggi and Lopes, 2009; Silva and Kawamura, 2011; and Brazil, 1996, 2001, 2002, 2003, 2008, 2009, 2010); teacher training (Saviani, 1982, 2009; Schön, 1997, 2000; Nóvoa,1991; Pereira, 1999, 2007, 2011; Pérez Gómez, 1997; Zeichner,1993, 1997, 2008; Mizukami, 2005; Silva, L. and Schnetzler, 2006, 2009, 2011 and Silva, R. and Schnetzler, 2008) and teacher degree in mathematics (SBEM, 2002; Fiorentini, 2003, 2004; Fiorentini and Castro, 2003; Fiorentini and Nacarato,1999, 2005; Fiorentini and Lorenzato, 2009; Kessler, 2006, 2008; Moreira, 2004; Moreira and David, 2005; Ponte, 2000, 2006; Perez,1999; Gatti, 2009, 2010; Gatti and Nunes, 2008; 2009; 2010). The results show seven reasons that promoted student dropout in the course of Mathematics, this research development locus, in the period of 2000 to 2009: 2 reasons external to the course (financial and students' work difficulties, and devaluation of the teaching profession) and the others internal to the course (curriculum, teaching methodology, the evaluation criteria, students’ failed subjects, difficulty in learning mathematical content, and the lack of integration of the University and the Basic Education). If the external reasons reflect social and economic conditions still degrading in the country, the internal reasons to the course are, in turn, caused by this to be grounded in the technical rationality model, configured as a bachelor degree "contaminated" with some pedagogical disciplines without an identity due to the lack of appropriate teacher training and also by the conceptions of mathematics and mathematics teacher emphasized by professors working in this course. To the extent that such views seem to shape most of the Mathematics courses in our country, the contributions of this work focus on the visibility of the reasons that they promote for students’ dropout, for potential ex-future mathematics teachers that are needed in this country, aiming that such visibility may contribute to the reflection of the initial teacher training of mathematics in our Higher education institutions.