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Título
BRINCADEIRAS E RELAÇÕES INTERCULTURAIS NA ESCOLA INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO NA ETNIA
SATERÉ-MAWÉ
Orientador
Maria Nazaré da Cruz
Autor
JOÃO LUIZ DA COSTA BARROS
Palavra chave
Brincar, Crianças Indígenas, Relações Interculturais; Educação Escolar Indígena.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
8269
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as relações interculturais que se
estabelecem na educação escolar indígena, tendo como foco o brincar das crianças
indígenas, na escola e nos contextos sociais específicos. Procura responder a
questão: De que modo as relações interculturais se articulam no espaço escolar e
nas brincadeiras das crianças indígenas Sateré-Mawé? Para o desenvolvimento
deste trabalho realizamos um estudo de caso que teve como objeto de investigação
a escola Tupanã-Yporó, da aldeia Sahu-Apé. Utilizamos como procedimento de
coleta de dados a observação participante na aldeia, na escola e nas brincadeiras
das crianças e entrevistas semi-estruturadas com professores e lideranças na aldeia
e, ainda, entrevistas coletivas com as crianças indígenas. Foram estabelecidos três
eixos de análise para estudar o contexto de educação escolar intercultural, tendo o
brincar como foco: a escola na aldeia; a participação da comunidade na escola e o
sentido da escola para os indígenas; as brincadeiras das crianças na escola e na
aldeia. A partir da análise dos dados pudemos concluir que a educação das crianças
indígenas possuem características diferenciadas e que a chegada da escola na
aldeia deve se constituir enquanto um espaço de trocas, respeito ao modo de vida
dos indígenas, seus valores, seus costumes e suas brincadeiras e, sobretudo
enquanto possibilidades da interculturalidade.
Abstract
This research aims to analyze the intercultural relations that are established in
indigenous education, focusing on the play of indigenous children in school and in
specific social contexts. It seeks to answer the question: How intercultural relations
are articulated in the school and the games of Satere-Mawe Indians children? To
develop this work there were a case study that had as its object a investigation the
School Tupana Yporo in the village Sahu-Apé. We used the procedure of data
collection interviews, observation participant in the village, at school and at the
children play and also semi-structured interviews, teachers and leaders the village,
as well as collective interviews with are indigenous children. We established three
lines of analysis to study the cultural context of school education, focusing on the
play: a school in the village, community participation in school and the importance of
school for natives and the games of children in school and in the village. From the
data analysis we can conclude that the education of indigenous children have
different characteristics, and the arrival of the school in the village would constitute as
a space of exchange, respect the indigenous way of life, their values, customs and
their play and, above all as possibilities of interculturality.