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Título
UMA HISTÓRIA MUSICAL DE PIRACICABA: MEMÓRIA E TRADIÇÃO
Orientador
Maria Inês Bacellar Monteiro
Autor
SHEILA CHRISTINE FREIRE DE MATOS HUSSAR
Palavra chave
História da Música, Piracicaba, Gêneros Musicais, Memória, Tradição.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
1476
Resumo
Este trabalho apresenta uma leitura da História Musical de Piracicaba a partir de relatos orais. Toma como ponto de partida a expressiva história da cidade no contexto da História da Música no Brasil; na localização de alguns de seus atores e registro de suas memórias, discorre sobre a formação das tradições musicais que a compõem – suas motivações, seus temas e significados. Com base na perspectiva Histórico-Cultural do Desenvolvimento Humano, a afirmar a natureza sócio-histórica e semiótica das funções psicológicas superiores humanas, os gêneros abordados – batuque de umbigada, canto coral, orquestração, seresta, gêneros eruditos em novas perspectivas – são concebidos como modos peculiares de produção e apropriação da linguagem musical, cujos sentidos são culturalmente elaborados na realidade concreta dos grupos envolvidos neste processo; o que reflete a historicidade da linguagem musical, materializada nos seus diversos gêneros, formas e estilos. Como resultado do diálogo estabelecido entre a Perspectiva Histórico-Cultural e a Metodologia da História Oral, metodologia desta pesquisa, a Historiografia é concebida como produto da interlocução entre memória individual, memória coletiva ou memória dos centros de tradição e memória histórica, assumido o caráter subjetivo, seletivo ou ideológico; e, portanto, objetivo, tanto da produção historiográfica como do processo de memorização/rememoração. Esta história se constitui, portanto, em um olhar singular sobre a história da música em Piracicaba, a ser completada e ressignificada em novas versões.
Abstract
This study is an overview of the Piracicaba Musical History based on oral reports. The expressive history of the city in the context of Brazilian Musical Education, localizing some of its actors, discusses the formation of various musical traditions – motivations, themes and meanings. Based on the Historical-Cultural perspective of Human Development, the social-historical and semiotic nature of superior psychological human functions, the various genres which were approached – “batuque de umbigada”, choir singing, orchestration, “seresta”, new perspectives on erudite genres – are known as peculiar means of production and appropriation of musical language, materialized in its diverse genres, forms and styles. As a result of the dialogue between the Historical-Cultural perspective and the Methodology of oral History, which is the methodology in this research, Historiography is known as a product of interaction between individual memory, global memory or memory of tradition centers and historical memory; taking on a subjective, selective or ideological character, and, therefore, objective, not only from historiography production as well as from the process of recollection/recall. Therefore this story is built with a natural look on the history of music in Piracicaba, to be further completed and given new meaning.