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Título

O QUILOMBO IVAPORUNDUVA E O ENUNCIADO DAS GERAÇÕES: PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DA VIDA EM COMUNIDADE

Orientador

Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

VIVIANE LUIZ

Palavra chave

Quilombo – Crianças quilombolas – Práticas sociais

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1161

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a Comunidade Negra Quilombo Ivaporunduva localizada na região do Vale do Ribeira entre os estados de São Paulo e Paraná - a partir dos enunciados de suas crianças, buscando compreender através de seus enunciados como significam sua história e a história de seu povo, bem como são significados seus conhecimentos pelos narradores adultos da comunidade. A metodologia adotada foi acompanhar o cotidiano desta comunidade e de suas crianças estabelecendo relações entre seus enunciados e o processo educativo desenvolvido por seus membros adultos. As crianças conhecem fatos da história do Quilombo Ivaporunduva, sentem-se membros da comunidade, falam do que ouvem de seus membros adultos, e que não querem a construção da barragem. Apropriam-se das palavras de seus pais e avós. Falam que querem estudar na cidade, mas que vão voltar. Seus conhecimentos são menos escolarizados e mais constituídos nas relações com os mais velhos. No Quilombo de Ivaporunduva, a história cultural está fundamentada na tradição oral, que ocorre nas interações intra e entre famílias e comunidades quilombolas irmãs.

Abstract

This paper aims to research the Black Community Quilombo Ivaporunduva located in the Ribeira Valley region between the states of São Paulo and Paraná - from the utterances of their children, seeking to understand through their statements as they signify their history and the history of his people, as well as their knowledge is meant for adults in the community storytellers. The methodology adopted was to follow the daily life of this community and its children by establishing relations between his statements and the educative process developed by adult members. Children know the facts of history Ivaporunduva Quilombo, feel members of the community, speak of what they hear from their adult members, and do not want the construction of the dam. They appropriate the words of their parents and grandparents. They say they want to study in the city, but that will come back. Their knowledge is less educated and more established relationships with elders. In Quilombo Ivaporunduva, cultural history is based on oral tradition, which occurs in the interactions within and between families and communities maroons sisters.