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Título
A PRIMEIRA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENQUANTO UM PROJETO CIVILIZACIONAL : GÊNESE E FUNDAMENTOS
Orientador
José Maria de Paiva
Autor
SANDRA BOTELHO CHAVES
Palavra chave
Colonização, Primeira Educação, Religiosidade Cristã, Companhia de Jesus, Colégi
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
5081
Resumo
A pesquisa tem por objeto o estudo da gênese e dos fundamentos da Primeira Educação ministrada pelos padres da Companhia de Jesus em terras brasílicas no século XVI, abordando o tema sob o ponto de vista da cultura portuguesa e sua religiosidade.
O tema religiosidade é analisado em conformidade com a civilização portuguesa, na qual a referência a Deus estava presente em todos os aspectos da vida social, sendo a forma de ser desta sociedade, assim, viviam os portugueses envoltos num mundo sagrado, tudo tendo referência ao Criador, a vida se fazendo em harmonia com a Fé, a religiosidade dando forma às ações.
A religiosidade portuguesa plasmava todos os setores da vida desta nação, tanto o social, o jurídico e o mercantil estavam envoltos por este sentimento de referência a Deus. A sociedade lusa compreendia sua realidade pelos marcos teológicos cristãos, aspecto este que moldava toda a estrutura desta sociedade centralizada e fundada na hierarquia, sendo o Rei considerado a cabeça desse corpo social, com a incumbência de distribuir a Justiça e manter a ordem social, e os súditos, partes deste corpo social, eram distribuídos segundo as funções que lhes competia por natureza desempenhar.
Neste sentido, vemos a religiosidade cristã como um dos principais aspectos da cultura portuguesa, aspecto este que plasmou todo o seu processo educacional, atingindo seu cume com a educação ministrada pelos padres da Companhia de Jesus, os quais criaram um amplo sistema escolar público e gratuito na Metrópole, Assim, por meio de uma educação católica, fundada nos princípios decididos no Concílio de Trento, os jesuítas como padres e educadores se expandiram durante o reinado de D. João III a vários lugares do mundo, levando sempre aos mais diferentes povos a religiosidade cristã.
Na Colônia, os padres da Companhia de Jesus desde a sua chegada começaram a evangelizar e a catequizar os nativos, sendo que diante das dificuldades encontradas frente aos costumes dos nativos, após algum tempo os jesuítas usaram de um novo plano para a evangelização e criaram os aldeamentos.
Escolas de ler, escrever, contar (ou cantar) existiram em todas as vilas e eram destinadas aos nativos, aos filhos de brancos e pardos; estando de fora as mulheres e os negros. Contudo, quando da fundação dos Colégios jesuíticos, os quais ofereciam ensino médio e superior, verificamos que a educação por eles ministrada contemplava apenas os filhos de homens brancos, ou seja, de uma elite que estava aqui, uma vez que somente a estes homens privilegiados cabia a manutenção da ordem social lusa transplantada às nossas terras, sendo, portanto, segregados da primeira educação oferecida nos Colégios, os índios, os negros e mestiços.
Ademais, além da educação cristã ministrada pelos jesuítas, os Colégios da Companhia de Jesus representaram verdadeiros centros de onde emanava a cultura portuguesa, e, pelas muitas atividades desempenhadas podemos afirmar que os Colégios representavam: um espaço administrativo, educacional, cultural, profissional, religioso e de formação de valores.
Abstract
The research has as its object the study of the roots and foundations of the First Education administered by the priests of the Society of Jesus in Brazilian lands in the sixteenth century, approaching the subject from the Portuguese culture and religiosity point of view.
The theme, religious, is examined in accordance to the Portuguese civilization in which the reference to God was present in all aspects of social life, being the behavior of this society, so the Portuguese lived wrapped in a sacred world, all with reference to the Creator, living life in harmony with the faith, religion shaping actions.The Portuguese religiosity shaped all life sectors of this nation, both the social, legal and market, surrounded by this holy felling with God as reference. The Lusitanian society understood its reality by Christian theological boundary, a factor that shaped the whole structure of society based and centralized on the hierarchy, and the King considered the head of this society, with the task of distributing justice and maintain social order, and subjects, parts of the body politic, were distributed according to the functions they perform their duty.
In this sense, we see the Christian religion as one of the main aspects of Portuguese culture, a factor that has shaped it’s whole educational process, reaching its peak with the education given by the priests of the Society of Jesus, who created a large public and free school system in the Metropolis, so, through a Catholic education founded on the principles decided in the Council of Trent, the Jesuits as priests and educators have expanded during the reign of King John III to various places in the world, always taking the most different people to Christian devotion.
In the Colony, the priests of the Society of Jesus since their arrival began to catechize and evangelize the natives, and given the difficulties facing the customs of the natives, after some time, the Jesuits have used a new plan for evangelization and created villages.
Schools to read, write, count (or sing) existed in all villages and were destined to natives, the children of white and brown; being out women and blacks. However, when the foundation of Jesuit colleges, which offered high school and college, we noted that the education given by them contemplated only the children of white men, therefore, of an elite that was here, since only to these privileged men was the responsibility of keeping luso social order transplanted to our lands, therefore, the first segregated education provided in schools, Indians, blacks and mestizos.
Furthermore, in addition to the Christian education taught by the Jesuits, the Schools of the Society of Jesus represented true centers from which emanated the Portuguese culture, and the many activities performed can be said that the colleges represented: an administrative space, educational, cultural, professional, religious and value shaping.