Visualização do documento
Título
A POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO (2007-2010) E SUAS ARTICULAÇÕES COM O TRABALHO DOCENTE
Orientador
SELMA BORGHI VENCO
Autor
ROSEMARY MATTOS
Palavra chave
Trabalho docente - Precarização - Política Educacional
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
1311
Resumo
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que discute o trabalho docente nas escolas públicas do estado de São Paulo, focalizando, particularmente, a política educacional implementada no período 2007-2010 (governo José Serra). Constata-se que tal política perseguiu as orientações advindas da Conferência de Educação para Todos realizada em Jontiem na Tailândia, em 1990 e passou a adotar medidas pautadas pela racionalidade econômica, por meio de reformas educacionais a qual tem alterado: o plano de carreira, as formas de contratação de professores e implantado o sistema de avaliação externa que, atrelado ao currículo prescrito reestruturou o trabalho docente de forma racionalizada.
A pesquisa identificou que, para os docentes, as condições de trabalho são agravadas frente à superlotação das turmas; a necessidade em trabalhar em diversas escolas, em função dos baixos salários praticados; exercício de outras atividades além da docência no ambiente escolar; estrutura física inadequada para exercer a profissão. Constatou-se a presença de tensão cotidiana decorrente das medidas instituídas por esta política, a qual articula níveis precários de contratação de professores, imposições pedagógicas relacionadas ao sistema de avaliação institucional e condições de trabalho degradadas.
Abstract
This dissertation is the result of a qualitative research study that discusses teaching work in public schools of São Paulo State, Brazil, focusing, particularly, the educational policy implemented in the period from 2007 to 2010 ( José Serra Government). It shows that this policy followed the guidelines stemming from the World Conference on Education for All held in Jomtien, Thailand in 1990, and began to adopt actions guided by economic rationality, through educational reforms which have changed: the career plan, ways of hiring teachers and deployed the system of external evaluation together with the prescribed curriculum have restructured teaching work in a rationalized way.
The research identified that the working conditions for teachers are aggravated by overcrowded classes; by the necessity to work in several schools on a low salary basis; exercise of other activities besides teaching in schools; inadequate physical structure to practice the profession. It was verified the presence of daily stress resulting from imposed measures from this policy, which articulates poor levels of employment of teachers, educational impositions related to the educational system of institutional evaluation and working conditions deteriorated.