Visualização do documento
Título
EDUCAÇÃO E COTIDIANO NAS HISTÓRIAS DE AMOR EM PIRACICABA NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Orientador
Cesar Romero Amaral Vieira
Autor
ALLINE CRISTINA BASSO
Palavra chave
História da Educação. Cotidiano. Processo-crime. Relação de gênero. Formação.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/06/2013
Nº Downloads
1719
Resumo
Durante as décadas de 1890 a 1910, na cidade de Piracicaba, muitas histórias de amor foram parar nos Processos-Crime de Defloramento. Estes Processos, testemunhos de uma época, são fontes ricas onde é notório o papel de personagens informais. Na leitura dos documentos percebemos que, em certa medida, estes Processos são meios de divulgação de condutas cotidianas. Esta pesquisa é uma tentativa de perceber como o cotidiano se articula com o processo educativo, entendido para além da escola. Os aspectos educativos do cotidiano encontrados nos documentos são percebidos no convívio no espaço público da cidade, nos papéis que caberiam as pessoas desempenhar, bem como por meio da instrumentalidade da oralidade, leitura e escrita que se fazem presentes nos documentos-fonte. A educação é vista como um processo permanente de construção e compreensão da realidade e como um espaço para transmissão da cultura, o que abre possibilidades para que o presente trabalho investigue as moralidades existentes na constituição dos autos dos Processos e nas suas relações com o processo educativo entendido para fora da escola, e desempenhado, muitas vezes à contra mão, pelos diversos agentes sociais. O trabalho pretende relacionar tanto um modo de fazer história que se realiza em muitos planos no cotidiano dos protagonistas, quanto busca pela historicidade do processo educativo, o que se faz além da escola.
Abstract
During decades from 1890 to 1910, in Piracicaba city, many histories of love were stopping in criminal processes of defloration. These processes, witness of an age, are rich sources where is seemed the informals personages function. By reading documents we realize that, in such measure, these processes are methods of divulgation of daily conducts. This research is an attempt to realize how the "day by day" articulates with the educative process, understood beyond of school. The daily educatives aspects found in documents are noticed in living togheter in a public space of the city, in the roles that everyone should play, as well as by instrumentality of orality, readind and writing that make themselves presents in the source documents. The education is seemed like a permanent process of building and understanding of reality and as a space for transmitting the culture, that opens possibilities to that the present study investigates the existents moralities in the proceedings' autos constitution and in their relashionship with the educative process as it is knowed outside of school, and played, so many times in the wrong hand , by many socials agents. The study intends to relate as the way to do history that performs in many daily plans of the protagonists, as the search for historicity of the educative process, that is done beyond of school.