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Título

A POLÍTICA EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS E O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MATO GROSSO (2008/2011)

Orientador

Selma Borghi Venco

Autor

ÂNGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO

Palavra chave

Política Educacional, Processo de Implantação, Educação de Jovens e Adultos,...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

14/08/2013

Nº Downloads

2963

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a política de implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) no Estado do Mato Grosso, Brasil, no período de 2008 a 2011 cuja hipótese central residia na não implementação das formas de ofertas flexíveis constantes na política, articulada a uma proposta pedagógica baseada na valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, na valorização da formação continuada dos educadores e dos coletivos profissionais e de estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se valeu de entrevistas em profundidade realizadas com a equipe responsável pela implantação dos CEJAs, diretores, coordenadores, professores formadores e professores; observação in loco e pesquisa documental, com vistas a organizar os marcos históricos, legais e operacionais que embasaram a referida política. O resultado desta investigação elucida que, a despeito de ter em seu bojo uma concepção de educação de caráter emancipatório, de fato, a política pública levada a cabo no Estado de Mato Grosso para a população jovem e adulta, contribuiu para a adaptação e para a conformação social dos estudantes. Ancorada na aspiração de atender à demanda potencial do Estado, privilegiou a oferta de uma educação em que os interesses e os problemas das comunidades locais, assim como a valorização das aprendizagens não formais e informais foram assumidos de forma acrítica, como também, o propósito social das aprendizagens a serem pretensamente desenvolvidas. Portanto, constatou-se que a política relegou um conjunto de conhecimentos formais, imprescindíveis ao desenvolvimento humano e social dos jovens e adultos estudantes, distanciando-se de uma proposta de formação reflexiva de forma a lograr a superação do quadro de exclusão da educação formal. Tais constatações são ilustradas, especialmente, pelo alto índice de abandono dos estudantes e pelos depoimentos coletados.

Abstract

The objective of this investigation was to analyze the policy implementation of the Centers for Youth and Adults (Cejas) in the State of Mato Grosso, Brazil, in the period from 2008 to 2011, whose central hypothesis lay in the lack of implementation of forms of flexible offerings contained in policy, linked to a pedagogy based on the valuation of previous knowledge of the students in the appreciation of the continuing education of educators and collective professional and students. The research, a qualitative approach, drew upon in-depth interviews conducted with staff responsible for implementing the Cejas, principals, coordinators, teacher educators and teachers, on-site observation and documentary research, in order to organize the landmarks, legal and operational that supported this policy. The result of this research elucidates that, despite having within it a conception of education emancipatory character, in fact, the policy carried out in the State of Mato Grosso for the young and adult population, contributed to the adaptation and the social conformation of students. Anchored in the aspiration to meet the potential demand of the state, offering a privileged education in which the interests and problems of local communities, as well as the valuation of non-formal and informal learning were assumed uncriticall, as well as the social purpose of learning to be allegedly developed. Therefore, it was found that the policy has relegated a set of formal knowledge, essential to human and social development of young and adults students, distancing itself from a reflective proposal of formation in order to achieve a framework for overcoming exclusion from formal education. These findings are illustrated, especially for the high dropout rate of students and the testimonies collected.