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Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS: UM CASO NO SETOR DE PAPEL E CELULOSE

Orientador

SILVIO ROBERTO IGNACIO PIRES

Autor

PAULO ROBERTO AVANCINI

Palavra chave

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, SISTEMAS DE GE

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

31/03/2006

Nº Downloads

1509

Resumo

Ao longo do tempo muitas práticas de gestão e de produção vêm sendo utilizadas pelas empresas para conseguirem vantagens competitivas em seus produtos, tais como redução de set up, redução do mix de produtos, produção puxada via Kanban, utilização de sistemas Just in Time (JIT), racionalização e gestão de processos logísticos e adoção dos sistemas de gestão pela qualidade. A questão é que todas estas práticas utilizadas para unidades de negócios isoladas, não são mais suficientes para proporcionar vantagens aos negócios existentes. Surge, então, a necessidade de extrapolar o foco da gestão para toda a cadeia de suprimentos. Este trabalho partiu da premissa básica de que os indicadores mais importantes em cada etapa da cadeia serão os indicadores que representarão toda a cadeia. Para demonstrar esta premissa foi realizado um estudo de caso em uma cadeia de suprimentos de uma fábrica de papel e celulose com o objetivo de identificar os indicadores mais importantes desta cadeia e representá-los como sendo os comuns para todas as empresas que participam desta cadeia. Para identificar os indicadores mais importantes foi realizado um levantamento com os gestores de cada unidade da cadeia de suprimentos de uma fábrica de papel e celulose, e em seguida, com gestores de outras fábricas do mesmo segmento. Após a análise dos dados coletados, pôde-se observar que as duas formas de identificar os indicadores mais relevantes, seja pela entrevista com os participantes da cadeia ou com outros gestores de outras empresas, permitiram identificar os indicadores mais representativos e então concluir que estes poderão ser usados para representar toda a cadeia de suprimentos em uma fábrica de papel e celulose.

Abstract

Over the time, several managerial and production practices such as reduction of set up, reduction of mix of products, pulled production via Kanban, use of Just in Time (JIT) systems, rationalization and management of logistic processes, and adoption of management for quality systems, have been used by companies in order to obtain competitive advantages to their products. The fact is that all those practices are used for isolated business units; they are no longer enough to provide advantages to existing businesses. Therefore, the necessity of expanding the focus of management to the whole supply chain rises. This work starts from the basic premiss that the most important indicators of each stage of a chain will be the indicators which will represent the whole chain. In order to demonstrate this premiss, a case study was carried out in a supply chain of a paper and cellulose factory, with the objective of identifying the most important indicators of such chain to represent them as common indicators for all the companies which take part in the chain. To identify the most important indicators, a survey was conducted with the managers of each unit of the supply chain of a paper and cellulose factory, and then, with the managers of other companies of the same industries sector. After the analysis of the collected data, it could be observed that the two ways of identifying the most relevant indicators – through interviews with the participants of the chain, or with the managers of the other companies – made it possible to identify the most representative indicators and then conclude that they may be used to represent the whole supply chain in a paper and cellulose company.