Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

HISTÓRIAS DE LUTA DOS ASSENTADOS DE SUMARÉ: DA CONQUISTA DA TERRA AO DESAFIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Orientador

Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

ELOISA DE TOLEDO CRUZ

Palavra chave

Educação do Campo. PRONERA. Assentamento I e II de Sumaré – SP.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/06/2013

Nº Downloads

1452

Resumo

Este estudo tem sua gênese nos contatos vividos pela pesquisadora diretamente com assentados de diversas áreas da reforma agrária e tem como objetivo compreender os fatores que constituem a luta pela conquista do direito à educação; a ocupação do espaço e a construção da escola na comunidade nos assentamentos I e II da cidade de Sumaré - SP, a partir de suas participações no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Para tanto, realiza-se a análise histórica da acessibilidade e da permanência nas escolas dos alunos que se encontram em centros urbanos e no campo, com base nos dados do IBGE. Descreve-se o PRONERA, bem como o projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo - OMAQUESP. Apresenta-se um breve resgate histórico e uma releitura da história da cidade de Sumaré/SP e do assentamento fundamentados em publicações. Realiza-se entrevistas com os assentados e analisam-se, os relatos, as histórias e as condições concretas de suas ocorrências. Conclui-se desta pesquisa que ainda se faz necessária uma política que traga garantia de continuidade dos estudos aos assentados. Com base neste estudo foi possível observar como as pessoas do campo continuam tendo o direito à educação negado por um período ainda maior do que aquelas que residem no zona urbana.

Abstract

This study has its beginning in the researcher’s live experience with settlers in different areas from the land reform, and aims to understand their struggle to acquire the right to education, also the occupancy of the area and the school construction in the settlements community I and II, at Sumaré - SP, based on their participation in PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (National Program of Education in the Land Reform). Consequently, the accessibility History analyzes is made, and the adults permanence in urban and agrarian schools is made based on IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) data. In this paper, there are descriptions of PRONERA, and also the partnership project developed by The Methodist University of Piracicaba – UNIMEP, the National Institute for Colonization and Agrarian Reform – INCRA and the Organization of Settler and Quilombolas Women of the State of São Paulo - OMAQUESP. A brief historic ransom and a reviewed of the Sumaré’s History and its settlements, based on published data, are presented. Interviews with settlers and their narrations, stories and concrete occurrence are analyzed. This research concludes it is still necessary a policy which guarantees continuity for the settlers’ study, allowing them access to the university. Based on this study, it was possible to notice how country people continuous to have their right to education denied in a much longer period than those who lives in urban areas. By the heard and analyzed depositions, it is possible to notice that the Sumaré’s settlers point out that PRONERA was one of the most important developed program in the settlement, with a very positive progress to the community, although there are also indication that this program, even being obligated by law, is not so efficient favoring the continuity of ones studies, because the students drop off school at the fourth grate.