Visualização do documento
Título
UMA LEITURA DA EDUCAÇÃO DO CORPO PROMOVIDA NO PROGRAMA ESPORTE PARA TODOS NO BRASIL
Orientador
Nelson Carvalho Marcellino
Autor
NÍVEA MARIA SILVA MENEZES
Palavra chave
Programa EPT; Corpo; Educação.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
18/06/2013
Nº Downloads
804
Resumo
O presente estudo privilegiou a educação do corpo promovida a partir da década de 1970, tendo como objeto de estudo a primeira versão do Programa Esporte para Todos – EPT, realizado pelo governo federal brasileiro entre os anos 1977-1979. A preocupação em investigar este tema surge a partir da observação da crescente tendência social no mundo contemporâneo no que diz respeito aos investimentos corporais de toda ordem, desde aqueles destinados a uma vida saudável com prescrições sobre o controle do peso e medidas corporais, atividades físicas diárias e cirurgias estéticas com vistas ao melhoramento da aparência corporal, como também o revés disso, ou seja, aqueles que refutam o padrão de beleza tido como ideal (vide a juventude underground praticante da body modification). Isso porque o alcance do programa EPT e sua reverberação por todo o país propalou na nossa cultura a importância da inclusão do esporte, das atividades físicas e a valorização dos espaços públicos para a prática do lazer, bem como um cultivo dos cuidados consigo mesmo, criando o que acentuamos, ao longo da pesquisa, como a introjeção da ideia de “sensibilidade esportiva”. Identificamos no mesmo um elo entre os atuais modos de investimentos corporais e as práticas suscitadas nos idos de 1970, considerando as diferenciações e sublinhando o acirramento desses investimentos ao longo das últimas quase quatro décadas a partir desse período. O estudo analisou as fontes construídas acerca do EPT: documentos que se referem diretamente ao programa ou que legitimam o esporte e o lazer como direito social, destacando o Diagnóstico do Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas – IPEA, de 1971; a Lei nº 6.251/1975; o Plano Nacional de Educação Física e Desporto – PNED, de 1976 e a Constituição Federal, de 1988; literatura produzida sobre o tema e entrevistas com professores que estiveram presentes na sua realização. Foi possível averiguar a atualidade do programa no cenário brasileiro, haja vista os projetos hoje em vigor que dão continuidade, em níveis diferenciados, às ideias contidas no EPT, coroando os cuidados com a aparência de forma cada vez mais agudizada. Nesse sentido, a tese defendida é a de que o Esporte para Todos, ao despertar uma sensibilidade esportiva na nossa cultura, contribuiu para outras frentes no campo da valorização acerca dos investimentos sobre o corpo, identificadas hodiernamente na tendente cultura somática. Ou seja, os discursos consolidados, ao longo das últimas quatro décadas, acerca da importância da prática da atividade física e cuidados com a aparência tiveram desdobramentos, sobretudo com a crescente objetificação do corpo como território privilegiado de ajustamento e educação desencadeado notadamente nos idos de 1970.
Abstract
The present study focused on the body education promoted from the 1970s. The object
of analysis was the “Esportsfor all” –(Esporte Para Todos - EPT), a program implemented
by the Brazilian federal government between the years 1977 and 1979,
through the National Plan of Physical Education and Sports. The purpose in investigating
this topic arises from the observation of an increasing in all kinds of body investments
in the contemporary world, from those for a healthy life with prescriptions
on weight management and body measurements, daily physical activities and esthetic
surgery in order to improve the body appearance, but also the setback of that like
those who refute beauty standard considered as ideal (see the underground youth
practitioner of body modification). Given the scope of the EPT and its reverberance
throughout the country, this program propagated in our culture the importance of
sports inclusion, physical activity and enhancement of public places for leisure practice,
as well as the own care culture, creating the introjection of the "sportssensitivity"
idea, emphasized throughout the present research. Thus, we have identified on EPT
a link between the current modes of body investments and practices raised back in
1970’s in Brazil, considering the differences and highlighting the intensification of
these investments over the past four decades from that period.This study analyzed
sources constituted through EPT: documents that directly refer to the EPT program
or the ones that legitimize the sport and recreation as a social right, highlighting the
Diagnostics of the Advanced Institute of Economic Research– IPEA, from 1971; the
law number 6.251/1975; the National Plan of Physical Education and Sport – PNED,
from 1976 and the Federal Constitution, from 1988; a literature about the subject,
and some interviews with teachers who were present in the implementation of this
policy. Therefore, it was possible to investigate the relevance of this program in the
Brazilian scenario, given the presence of current projects that continue using the ideas
contained in EPT in different levels, legitimizing the appearance care in a stronger
way. Accordingly, the idea defended on this thesis is that when the Sport for All program
awaked the sports sensitivity in our culture, it contributed in other fronts in the
field of appreciation on investments over the body, identified in the tending somatic
culture of our times. In other words, the speeches consolidated over the past four
decades about the importance of physical activity and appearance care had ramifications,
especially with the increasing objectification of the body as privileged territory
of adjustment and education triggered notably in the 1970’s.