Visualização do documento
Título
UMA ABORDAGEM DA POLÍTICA EDUCACIONAL ENTRE 1930 E 1934: o ensino secundário do Estado de São Paulo
Orientador
Raquel Pereira Chainho Gandini
Autor
RENATA LUIGIA CRESTO GARCIA
Palavra chave
Política educacional, Ensino secundário, Estado de São Paulo.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
04/06/2013
Nº Downloads
4603
Resumo
Essa dissertação tem como objeto de estudo a política educacional no Estado de São Paulo no período do Governo Provisório de Getúlio Vargas e, especificamente, a implantação do ensino secundário na década de 1930 no mesmo Estado. O objetivo da pesquisa foi o de analisar as políticas educacionais no Estado de São Paulo nos anos de 1930 a 1934, investigando como essas políticas educacionais influenciaram a constituição da rede escolar secundária de São Paulo. A investigação teve caráter sócio-histórico e foi realizada por meio de pesquisas bibliográfica, documental e iconográfica. Realizamos um breve levantamento de acontecimentos relevantes da época, procurando elucidar os interesses da implantação de tal modelo de ensino, como, por exemplo, as reformas da educação no Estado de São Paulo. Ao pesquisar sobre o Estado de São Paulo, especificamente as mudanças na educação secundária, no período citado, verificamos a implantação do Código de Educação de 1933, influenciado pelas novas ideias da Escola Nova, também contribuiu para o esclarecimento dos acontecimentos da época; assim como, a abordagem sobre a criação de ginásios no Estado, no âmbito do ensino secundário. Além do prédio escolar, o mobiliário, os seus utensílios, até o uniforme dos discentes ganharam sentido pelo seu uso em nossa pesquisa. Tendo em vista que o ensino não se resume aos bens físicos, aos métodos, aos discentes e ao colegiado, foi necessário, também, fazer uma análise sobre a política educacional vigente. Para tal, realizou-se um estudo sobre as políticas de Armando de Salles Oliveira, que ganhou destaque na reorganização do ensino secundário de São Paulo e na criação de novos ginásios, através de decretos e dos vários Diretores da Instrução Pública que passaram por esse cargo. Demonstraram-se ainda as influências das novas ideias educacionais na Constituição Brasileira, assinada em 1934.
Abstract
This paper aims to study educational policy in the state of São Paulo in the period of the provisional government of Getúlio Vargas, and specifically the implementation of secondary education in the 1930s in the very state. The research aimed to analyze the educational policies in the state of São Paulo from the period of 1930 to 1934, investigating how these educational policies influenced the formation of the secondary school network in São Paulo. The research was socio-historically characterized and was performed by means of a bibliographical, documentary and iconographic approach. We conducted a brief survey of relevant events of the period, bringing to light the interests of implementing that model of teaching, i.e. education reforms in the State of São Paulo. When we did research on the subject of the State of São Paulo, more specifically the changes in secondary education in the aforementioned period, we verify the implementation of the Education Code of 1933, influenced by new ideas from the New School model; it also contributed to put light on the events of the time, as well as the approach to the creation of gymnasiums in the state, within secondary education. In addition to the school building, the furniture, the vessels, the uniform of the students were relevant to our research. Given that education is not limited to physical goods, methods, students and the collegiate, it was also necessary to make an analysis on the current educational policy. To do so, we carried out a study on Armando de Salles Oliveira policies, who became prominent in the reorganization of secondary education in São Paulo and in creating new gymnasiums, through decrees and various Directors of Public Instruction who were in this office according to the period. We also demonstrated the influence of new educational ideas in the Brazilian Constitution, signed in 1934.