Visualização do documento
Título
O DIREITO DE PERMANECER NA ESCOLA:UM FOCO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS
Orientador
Anna Maria Lunardi Padilha
Autor
KARINE MARIA HEIDEMANN
Palavra chave
Acesso e Permanência, Ensino Fundamental, Papel da Escola.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
893
Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o direito de acesso e permanência dos alunos na escola, focando a rede municipal de ensino de Campinas, SP, ouvindo os depoimentos de diretores e vice-diretores escolares. Uma vez que Campinas está dividida em quatro grandes regiões administrativas, as entrevistas aconteceram em uma escola municipal de cada região. Tais depoimentos foram obtidos por meio de entrevistas com a finalidade de obter informações que respondessem às seguintes indagações: quais as condições de acesso e permanência dos alunos na escola? e quais os desafios que a instituição escolar enfrenta em relação a esse direito? Os enunciados dos entrevistados foram apresentados e discutidos em três eixos de análise: a relação entre a escola e a família; o espaço físico e social da comunidade e as práticas pedagógicas. As perspectivas teóricas assumidas foram: a Histórico-Cultural do desenvolvimento humano que tem em Lev Vigotski seu principal representante, bem como a pedagogia Histórico-Crítica cujo expoente principal é Dermeval Saviani. Nas análises dos depoimentos, constatou-se que uma das maiores dificuldades vai além do oferecimento de vagas. Diz respeito à qualidade da permanência dos alunos na escola como lugar social de aprendizado. Ressaltam-se neste trabalho os desafios em relação ao papel social da família e de sua relação com a escola.
Abstract
This study aims to reflect on the right to enter and staying of students in school, focusing on the municipal schools of Campinas, SP, hearing testimony from principals and vice-principals. Once Campinas is divided into four major administrative regions, the interviews took place in a public school in each region. These documents were obtained through interviews with the purpose of obtaining information to answer the following questions: what are the conditions of access and retention of students in school? and what are the challenges that schools face in relation to these rights?. The statements of the respondents were presented and discussed in three areas of analysis: the relationship between school and family, physical space and community social and pedagogical practices. The theoretical perspectives were assumed: a Historical-Cultural human development that takes its main representative Lev Vygotsky and pedagogy Historical-Critical whose main exponent is Dermeval Saviani. In the analyzes of the statements, it was found that a major difficulty goes beyond offering vacancies. Concerns the quality of the students stay in school as a place of social learning. We highlight the challenges in this work in relation to the social role of the family and their relationship with the school.