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Título

MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO: método, práxis, educação

Orientador

LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA

Autor

Leandro Eliel Pereira de Moraes

Palavra chave

materialismo histórico e dialético, educação, revolução.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

2584

Resumo

Esta dissertação objetiva, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender como Marx, Engels e a geração marxista da II Internacional trataram a relação entre teoria e prática. A partir daí, iniciar um debate crítico no campo da educação popular. Inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, realizou-se um mapeamento da produção teórica de Marx e Engels, considerando o contexto histórico em que viveram, buscando compreender o método que criaram – não só de análise da realidade como também de sua transformação – e a relação entre teoria e prática que estabeleceram. Marx e Engels não produziram obras específicas sobre a educação, que é compreendida nesta dissertação em seus aspectos mais amplos, relacionada com a formação humana. É nesse sentido que, a partir do conceito de práxis, a contribuição dos autores é apresentada. Em seguida, esse mesmo objetivo foi percorrido na análise da produção teórica e da prática política da II Internacional, geração posterior aos teóricos e militantes fundadores do materialismo histórico. Admitindo que a relação entre teoria e prática é elemento fundamental no campo marxista e que ela se relaciona diretamente com o debate educacional, foram apresentadas algumas das principais características das três vertentes da educação popular brasileira, sob a ótica de três autores, nas seguintes obras: A Pedagogia do Oprimido, A Concepção Metodológica Dialética e O Método Ver, Julgar e Agir, realizando-se, contudo, a partir do materialismo histórico e dialético, um diálogo crítico com essas concepções, demonstrando seus referenciais idealistas, bem como seus limites para uma perspectiva de transformação social.

Abstract

This dissertation aims at, by means of a bibliographical review, understanding how Marx, Engels and the Second International Marxist Generation approached the relationship between theory and practice. From this point on, this work starts a critical debate in the area of popular education. At first, a mapping of Marx and Engels theoretical production was carried out, through bibliographical research, considering the historical context in which they lived, trying to understand the method they created - not only on the reality analysis, but also of its transformation - and the relationship between theory and practice that they established. Marx e Engels didn´t produce specific work about education, which is understood in this dissertation in its broader aspects, related to the human formation. It is in such sense that, departing from the concept of praxis, the author´s contribution is presented. Next, the same objective was covered through the theoretical production analysis and the political practice of the Second International, a subsequent generation to the founding theorists and activists of historical materialism. Assuming that the relationship between theory and practice is a vital issue in the Marxist area and that it is directly related to the educational debate, some of the main features of the three strands of the Brazilian popular education were presented, under the perspectives of three authors, in the following writings: “Pedagogy of the Oppressed”, “See, Judge, Act Method”, and “A Concepção Metodológica Dialética”, performing, however, a critical dialogue with those ideas, departing from the historical and dialectical materialism, demonstrating their idealistic references, as well as their limits for a social change perspective.