Visualização do documento
Título
A PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA POLÍTICA EM DISCUSSÃO
Orientador
SELMA BORGHI VENCO
Autor
LUCIANA PEREIRA MACHADO RIBEIRO
Palavra chave
Ensino Médio; Educação Física; Proposta Curricular; Política Educacional.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
8593
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo central analisar os marcos legais da política educacional nacional que regem a disciplina Educação Física no Ensino Médio no Brasil. E, mais particularmente, investigar a proposta pedagógica inscrita na política educacional do estado de São Paulo, expressa no material didático produzido pela Secretaria da Educação implementada a partir de 2008. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, revelou que as diretrizes voltadas à disciplina pautam-se na lógica da transmissão de conhecimentos mínimos, ausência de especificidade nos conteúdos e intencionalidades na formação do aluno para o mercado de trabalho, especialmente inspiradas nas conclusões provenientes da Conferência de Educação para Todos, realizada na Tailândia em 1990. A pesquisa identificou que, a despeito da Educação Física ser considerada componente curricular obrigatório da educação básica, persiste, por parte das políticas educacionais, sua desvalorização, expressa, tanto pelas facultatividades presentes na legislação quanto pelo predomínio de ausência de propostas curriculares para a disciplina nos estados brasileiros quando comparada às demais que integram a educação básica. Analisa-se a proposta curricular formulada pelo estado de São Paulo que organiza os conteúdos a serem trabalhados por séries do Ensino Médio, respeitando as particularidades desse segmento.
Abstract
This dissertation has as objective analysis legal framework of national education policy governing Physics Education discipline in Secondary Education in Brazil. And, more particularly, investigate the pedagogical proposal enrolled in educational policy of the state of São Paulo, expressed in the didactic materials produced by the Secretary of Education of this state in 2008. The research, of bibliographical character and documental revealed that the guidelines directed to discipline are guided in the logic of minimal knowledge transmission, the specificity absence in the contents and intentions in the formation of student for the labor market, especially inspired by the conclusions from the Conference on Education for All, held in Thailand in 1990. The research identified that, despite the Physical Education be considered obligatory curricular component of basic education, persist its devaluation by the educational policies, expressed, on the one hand, by facultativities presents in the legislation and, secondly, by the predominance of absence of curricular proposals for discipline in the Brazilian states when compared to the other that integrate basic education. Analyze the curriculum proposal formulated by the state of Sao Paulo, which organizes the content to be worked by a series of high school, respecting the particularities of this segment.