Visualização do documento
Título
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE/ CTS NA FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (2009-2011): QUAIS SÃO AS REFERÊNCIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO?
Orientador
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Autor
RENATO DE QUEIROZ MACHADO
Palavra chave
ENEM, contextualização, avaliação nacional, ensino de matemática.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
2988
Resumo
A pesquisa tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as referências de contextualização das questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 a 2011. Mais especificamente, se o contexto apresentado está ou não introduzindo informações e/ou conhecimentos implicando a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse exame, criado em 1998 pelo INEP/MEC, é individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O seu principal objetivo é avaliar o desempenho, nessa fase de escolaridade, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Os idealizadores da prova entendem que suas questões são interdisciplinares e contextualizadas, a partir de questões-problema em que os alunos são solicitados a aplicar os conceitos. Em 2009 a prova recebe uma nova abordagem, tornando-se o principal meio de seleção universitária do País, mantendo, no entanto, a sua característica inicial. As provas foram lidas uma a uma de forma a serem selecionadas todas as questões de Matemática. Estas foram categorizadas quanto ao tipo de contexto dividido em 4 grupos: 1- Aplicação do conhecimento Matemático (AM); 2- Descrição científica de fatos e processos (DC); 3- Compreensão da realidade social (CRS); 4-Transformação da realidade social (TRS). Também foi verificada qual é a interface da área de matemática que cada questão faz relação e o conteúdo necessário para resolvê-la. O que fica evidente é a ocorrência majoritária de duas categorias de contextualização “Aplicação do conhecimento Matemático” (47%) e “Descrição científica de fatos e processos” (46%). Em suma, verifica-se que na formulação de questões do ENEM não há uma contextualização que possibilita maiores reflexões para a formação da cidadania, ou seja, que faça o avaliado ser capaz de pensar sobre questões científicas e tecnológicas que permeiam a sociedade.
Abstract
The research aims to make a critical reflection on the contextualization references of mathematic questions from High School National Exam (ENEM) from 2009 to 2011. More specifically, if the presented context is introducing or not information and/or knowledge according to relation on Science, Technology and Society (STS). This exam, created on 1998 by INEP/MEC, is individual, on a voluntary basis, offered annually to students who are concluding or have already concluded High School in previous years. Its main objective is to evaluate the performance, at this stage of schooling, to measure the development of fundamental skills to the full exercise of citizenship. The creators of the test understand that their questions are interdisciplinary and contextualized, from questions-problem where the students are requested to apply the concepts. In 2009 the test receives a new approach, becoming the principal means of university selection in the country, maintaining, however, its initial characteristic. The tests were read one by one in order to be selected all the Mathematic questions. These were categorized according to the type of context divided into 4 groups: 1- Application of Mathematical knowledge (AM); 2- Scientific description of facts and processes (DC); 3- Comprehension of social reality (CRS); 4- Transformation of social reality (TRS). It was also verified which is the interface of mathematics area that each question is related to, and the necessary content for solve it. What is evident is the majority occurrence of two categories of contextualization “Application of Mathematical knowledge” (47%) and “Scientific description of facts and processes” (46%). In conclusion, it appears that on the formulation of ENEM questions there isn’t a contextualization that allows greater reflections to citizenship formation, ie, to make the evaluated capable of thinking about scientific and technological questions which permeate the society.