Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE DOS CONTEÚDOS VIRTUAIS RELATIVOS A VÍDEOS SOBRE A CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientador

Guanis de Barros Vilela Junior

Autor

ANDERSON DOS SANTOS CARVALHO

Palavra chave

Cultura. Educação Física. Vídeo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/02/2013

Nº Downloads

4116

Resumo

A internet é um recurso tecnológico que permite a disponibilização e socialização de todo tipo de mídia, tais como notícias e informações de determinados fatos e acontecimentos no mundo, nos formatos de texto, imagens, áudio e vídeo. O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos de vídeos relativos à Educação Física e à Cultura Corporal disponíveis no site You Tube. Para isto foi necessária a construção de duas matrizes de tipificação para analisar 200 vídeos do You Tube e assim categorizá-los. Para a seleção dos vídeos, foram utilizados dois grandes temas, Educação Física e Cultura Corporal. Para concretizarmos as análises dos vídeos, nos baseamos nos níveis de consciência Intransitivo, Transitivo Ingênuo e Transitivo Crítico; e nas concepções de Educação Física Convencional, Modernizadora e Revolucionária. Para concluir, utilizamos uma sobreposição nas matrizes de tipificações realizando uma reflexão dialética para analisar os vídeos e assim compreender a estrutura dinâmica e complexa dos três níveis: o da intransitividade da Educação Física Convencional; o da ingenuidade da Educação Física modernizadora e o da Criticidade da Educação Física Revolucionária. Constatamos que 86% de todos os vídeos encontram-se em níveis que, à luz das matrizes utilizadas, podem ser considerados como alienados e alienantes; tal fato mostra o desafio colocado à Educação Física no que tange à sua contribuição para a formação de cidadãos mais cônscios e autônomos no exercício da cidadania.

Abstract

The internet is a technological resource that enables the provision and socialization of all types of media, such as news and information of certain facts and events in the world, format text, images, audio and video. The objective of this study was to analyze the content of videos relating with Physical Education and Corporal Culture that are available on You Tube. To do this it was necessary to build two arrays of typifying to analyze two hundred YouTube videos and categorize them. For the selection of the videos we used two major themes, Physical Education and Corporal Culture. To realize the analyzes of the videos we rely on levels of consciousness Intransitive, Transitive Ingenuous and Transitive Critical, and conceptions of Conventional Physical Education, Modernizing and Revolutionary. To conclude we use the overlapping matrices typifications performing a dialectic reflection to analyze the two hundred videos and so understand the structure and dynamics of complex three levels: the intransitivity Conventional Physical Education; ingenuity of the Physical Education modernizing and finally the level of criticality of Physical Education Revolutionary. We found that 86% of all videos are at levels that in light of the matrices used, can be considered as alienated and alienating, this fact shows the challenge for physical education in terms of its contribution to the formation of citizens more conscious and autonomous in the exercise of citizenship.