Visualização do documento
Título
COMPETÊNCIAS E RECURSOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DESENVOLVIDO COM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Orientador
Dalila Alves Corrêa
Autor
KATIA CRISTINA FERREIRA DE MELLO ROCHA
Palavra chave
competências, recursos, formação docente, ensino superior, curso de...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
11/02/2008
Nº Downloads
1711
Resumo
O uso do conceito de competências vem sendo atribuído a diferentes elementos, entre eles
pessoas e organizações, as quais formam um processo dinâmico de troca de competências. Nessa
linha, considera-se o papel das organizações como provedoras de recursos do meio para o
desenvolvimento de competências, tanto quanto, os recursos pessoais dos indivíduos, nesse
contexto. O presente estudo desenvolve uma investigação sobre a abordagem da competência e
dos recursos, focando uma Instituição de Ensino Superior privada. Nesse âmbito, buscou-se
aprofundar conhecimentos sobre as competências didático-pedagógicas do corpo docente da IES.
A investigação parte do pressuposto da importância do desenvolvimento contínuo de
competências para a formação profissional de docentes que atuam no ensino superior. Nessa
dimensão, reconhece-se que não basta o docente se colocar numa postura positiva para o processo
de ensino se não desenvolver postura proativa para os processos de aprendizagem. A investigação
foi realizada junto a um grupo de 20 docentes do curso de Administração da Faculdade Santa
Lúcia, de Mogi Mirim/São Paulo. O objetivo dessa investigação foi diagnosticar a percepção dos
docentes em relação a aplicação dessas competências em seus contextos de trabalho. Como parte
integrante da investigação procurou-se também conhecer a percepção desse grupo sobre os
recursos disponibilizados pela IES como condição para o desenvolvimento das competências,
tanto quanto, os recursos pessoais dos próprios docentes, para essa finalidade. Utilizou-se um
questionário padrão, em escala Likert de concordância para coletar essas percepções. Pode-se
considerar que seis, das dez competências investigadas, foram percebidas como aplicáveis no
contexto do curso pesquisado. No tocante aos recursos do meio, observou-se dissonância
perceptiva entre os docentes para posicionar o papel provedor da IES em relação a sete competências e, quanto aos recursos pessoais para o desenvolvimento das competências também registrou-se dissonância visto que os docentes mostraram-se limitados em termos de tais recursos
para desenvolver três competências.
Abstract
The competence use has been laid on different elements, among them ,people and organizations,
which form a dynamic process of competence exchange. Following this line, it is considered the
organization role as providers of the environment resources for the competence development, as
much as the personal resources in this context. The current study develops an investigation
about the competence approach and resources, focusing on a private Higher Education
Institution. On that scope, there was an attempt to deepen knowledge about the pedagogical
didactic competences of the IES teaching staff.
The investigation starts from the purpose of the competence continuous development importance
for the Teaching professional training that performs on the higher education. This way , it is
recognized that it is not enough for the professor to put himself in a positive posture for the
teaching process if he doesn't develop a proactive posture for the learning process. The
investigation happened to a group of 20 professors from the Management course at Santa Lucia
College, from Moji Mirim/ São Paulo. The goal of this investigation was to diagnose
the professors' perception in relation to the application of these competences in their working
contexts. As part of the investigation there was also an attempt to know this group's perception
about the resources which are available by the IES as a condition for the competence
development, as much as , the personal resources from the professors themselves, for this
purpose. A standard questionnaire was used, in Likert scale of concordance to collect these
perceptions. We can consider that six out of ten investigated competences, were noticed as
applicable in the context of the researched course. In relation to the environment resources, there
was a perceptive dissonance among the professors to put the provider role of the IES in relation
to the seven competences and, as for the personal resources for the development of the
competences it was also registered dissonance since the professors revealed themselves limited in
terms of such resources to develop three competences.