Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

COMPETÊNCIAS E RECURSOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DESENVOLVIDO COM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Orientador

Dalila Alves Corrêa

Autor

KATIA CRISTINA FERREIRA DE MELLO ROCHA

Palavra chave

competências, recursos, formação docente, ensino superior, curso de...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/02/2008

Nº Downloads

1711

Resumo

O uso do conceito de competências vem sendo atribuído a diferentes elementos, entre eles pessoas e organizações, as quais formam um processo dinâmico de troca de competências. Nessa linha, considera-se o papel das organizações como provedoras de recursos do meio para o desenvolvimento de competências, tanto quanto, os recursos pessoais dos indivíduos, nesse contexto. O presente estudo desenvolve uma investigação sobre a abordagem da competência e dos recursos, focando uma Instituição de Ensino Superior privada. Nesse âmbito, buscou-se aprofundar conhecimentos sobre as competências didático-pedagógicas do corpo docente da IES. A investigação parte do pressuposto da importância do desenvolvimento contínuo de competências para a formação profissional de docentes que atuam no ensino superior. Nessa dimensão, reconhece-se que não basta o docente se colocar numa postura positiva para o processo de ensino se não desenvolver postura proativa para os processos de aprendizagem. A investigação foi realizada junto a um grupo de 20 docentes do curso de Administração da Faculdade Santa Lúcia, de Mogi Mirim/São Paulo. O objetivo dessa investigação foi diagnosticar a percepção dos docentes em relação a aplicação dessas competências em seus contextos de trabalho. Como parte integrante da investigação procurou-se também conhecer a percepção desse grupo sobre os recursos disponibilizados pela IES como condição para o desenvolvimento das competências, tanto quanto, os recursos pessoais dos próprios docentes, para essa finalidade. Utilizou-se um questionário padrão, em escala Likert de concordância para coletar essas percepções. Pode-se considerar que seis, das dez competências investigadas, foram percebidas como aplicáveis no contexto do curso pesquisado. No tocante aos recursos do meio, observou-se dissonância perceptiva entre os docentes para posicionar o papel provedor da IES em relação a sete competências e, quanto aos recursos pessoais para o desenvolvimento das competências também registrou-se dissonância visto que os docentes mostraram-se limitados em termos de tais recursos para desenvolver três competências.

Abstract

The competence use has been laid on different elements, among them ,people and organizations, which form a dynamic process of competence exchange. Following this line, it is considered the organization role as providers of the environment resources for the competence development, as much as the personal resources in this context. The current study develops an investigation about the competence approach and resources, focusing on a private Higher Education Institution. On that scope, there was an attempt to deepen knowledge about the pedagogical didactic competences of the IES teaching staff. The investigation starts from the purpose of the competence continuous development importance for the Teaching professional training that performs on the higher education. This way , it is recognized that it is not enough for the professor to put himself in a positive posture for the teaching process if he doesn't develop a proactive posture for the learning process. The investigation happened to a group of 20 professors from the Management course at Santa Lucia College, from Moji Mirim/ São Paulo. The goal of this investigation was to diagnose the professors' perception in relation to the application of these competences in their working contexts. As part of the investigation there was also an attempt to know this group's perception about the resources which are available by the IES as a condition for the competence development, as much as , the personal resources from the professors themselves, for this purpose. A standard questionnaire was used, in Likert scale of concordance to collect these perceptions. We can consider that six out of ten investigated competences, were noticed as applicable in the context of the researched course. In relation to the environment resources, there was a perceptive dissonance among the professors to put the provider role of the IES in relation to the seven competences and, as for the personal resources for the development of the competences it was also registered dissonance since the professors revealed themselves limited in terms of such resources to develop three competences.