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Título

VIESES DE PERCEPÇÃO NO CONSUMO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Orientador

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers

Autor

MAURO JONATHAN MESTRINEL DOS SANTOS

Palavra chave

Heurística, ensino superior, racionalidade limitada, vieses perceptivos

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2008

Nº Downloads

3079

Resumo

Este trabalho visou estudar os vieses perceptivos no processo decisório em instituições de ensino superior, com base nos estudos sobre heurística – processos mentais simplificadores que utilizam esquemas mentais pré-formados a partir da experiência e conhecimento de mundo adquiridos ao longo do tempo - discutidos inicialmente por Simon (1957) e posteriormente desenvolvidos por Kahneman e Tversky (1974). As heurísticas que as pessoas utilizam servem para tomar decisões em instances de incerteza e são parte de um processo ou estratégias naturais para se poupar tempo e energia. Porém erros sistemáticos ocorrem porque a heurística ignora as leis da probabilidade e da estatística, vertentes do pensamento racional (Teoria da racionalidade). Uma pesquisa foi aplicada em duas fases compostas de um primeiro questionário inicial com 134 sujeitos entre 17 e 46 anos (104 estudantes de administração e 30 egressos do ensino médio) para verificar a existência da heurística em ambiente de serviços universitários brasileiros por meio da montagem de cenários. Quatorze deles foram criados com base nos procedimentos e princípios da heurística. Os resultados da primeira fase confirmaram as heurísticas propostas em 13 dos 14 cenários aplicados, indicando a existência de potenciais vieses por parte do consumidor ao decidir sobre serviços de ensino superior. A segunda fase, com o objetivo de ratificar a primeira e testar outros vieses (sunk cost, status quo e framing effect, por exemplo), foi composta de 162 respondentes que se submeteram a um questionário de 29 questões, incluindo adaptações de cenários a partir do questionário um. Os resultados apontaram que tanto na primeira fase como na segunda os sujeitos da amostra apresentaram comportamentos heurísticos em seus processos decisórios por serviços universitários, com exceção de um cenário na fase um e nas questões relacionadas à heurística do sunk cost na fase dois. Ainda na segunda fase, pôde-se verificar a ratificação dos resultados da primeira e indicação da presença de outras heurísticas como framing, e status quo. A exceção observada nesta fase ficou por conta da heurística do sunk cost, não confirmado nos estudos deste trabalho.

Abstract

This paper aimed at studying the perceptive biases in the process of making decisions in the higher education sector, with emphasis on the studies of heuristics – simplified mental processes which make use of pre-formed mental schemes originating from world knowledge and general experience acquired through time – initially discussed by Simon (1957) and later developed by Kahneman and Tversky 91974). The heuristics that people make use are applied in instances of uncertainty and are part of a process or natural strategy to save time and energy. But systematic errors occur because the heuristics ignore the laws of probability and statistics, from the rational thinking or Rationality point of view. A research was conducted in two phases composed of a first initial questionnaire with 134 subjects between 17 and 46 years of age (104 college students and 30 high school students) to verify the existence of heuristics in the higher education sector in Brazil. Fourteen scenarios were created based on the principles of heuristics. The results of the first phase confirmed the proposed heuristics in 13 of the 14 scenarios applied indicating the existence of potential biases from the consumer when deciding about higher education services. The second phase, with the objective of ratifying the first and test other biases (sunk cost, status quo and framing, for instance), was composed of 162 respondents who answered a questionnaire containing 29 questions, including adaptations of the scenarios from questionnaire one. The results indicate that in both first and second phases the subjects from the samples presented heuristic behavior in their decision processes with the exception of one scenario (in phase one) and in the questions related to the sunk cost heuristics in phase two. It was possible to ratify (in phase two) the results of the first phase and the indication of other heuristics such as framing effect and status quo. The exception was the sunk cost effect, not confirmed by the results of this study.