Visualização do documento
Título
O COMPOSTO DE PRODUTOS E A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO NO SETOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Orientador
NADIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
GRAZIELA OSTE GRAZIANO
Palavra chave
Marketing do Agronegócio; Estratégia de Desenvolvimento de Produto; Produtos...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2008
Nº Downloads
6415
Resumo
Produtos orgânicos, tema desta pesquisa estão voltados à necessidade de uma melhor
qualidade de vida e preservação do meio ambiente, por essa razão não usam
agrotóxicos e são obtidos em sistemas sustentáveis, pois mantêm os recursos naturais e
a fertilidade do solo. Originários da agricultura orgânica, têm qualidade garantida por
certificadoras. Este estudo buscou identificar o perfil da oferta do Composto de
Produtos orgânicos no país, tanto os “in natura” quanto os derivados de processamento
industrial, como conseqüência da utilização da Estratégia de Desenvolvimento de
Produtos no setor do agronegócio orgânico. Utilizou-se da pesquisa exploratória para o
levantamento dos produtores certificados em cada Estado brasileiro, tomando por
amostra não probabilística por conveniência os produtores certificados pelo IBD –
Instituto Biodinâmico. Como resultado, uma análise da composição da oferta dos
produtos orgânicos “in natura” nos diversos Estados do país, bem como a análise da
adoção da Estratégia de Desenvolvimento de Produtos pelos produtores, ao assumir a
industrialização dos produtos orgânicos.
Abstract
Organic products, theme of this research, are focused in the necessity of a better life
quality and environmental preservation, due to that, they have no agro toxics and are
obtained in sustainable systems, because they maintain the natural resources and the soil
fertility. Something originally from organic agriculture has its quality certified by
certification bureaus. This study tried to identify the profile of the quantity of
the organic Product Compost to deal in the country, both the “in nature” products and
their industry processed derivates, as a consequence of the use of New Products
Development Strategy in the organic agribusiness area. It was made an exploratory
research to obtain the data of the certified producers in each Brazilian state, taking as a
non probabilistic sample for convenience the IBD – Biodynamic Institute – certified
producers. As a result, an analysis of the quantity of the “in nature” organic Product
Compost to deal in a number of states in the country, as well as the analysis of the
adoption of Products Development Strategy by the producers, when assuming the
organic products industrialization.