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Título
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS AGÊNCIAS DE TURISMO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Orientador
Osvaldo Elias Farah
Autor
MAURÍCIO SANITÁ DE AZEVEDO
Palavra chave
Desintermediação, Turismo, Estratégias.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2007
Nº Downloads
1428
Resumo
O setor turístico tem passado por profundas transformações nos últimos anos em
decorrência da globalização, do avanço tecnológico e conseqüente facilidade de
acesso às informações. Essas transformações têm feito com que muitas empresas
reduzam o custo de produção, provocando a chamada desintermediação do setor
turístico. O objetivo desta dissertação é analisar o impacto que essas novas
estratégias de marketing, mais precisamente o impacto que a utilização do ecommerce,
têm provocado nas agências de turismo da Região de São José do Rio
Preto, Estado de São Paulo, e quais as estratégias utilizadas por estas frente a esse
fenômeno. Partiu-se do princípio que a utilização cada vez mais freqüente e ampla
da internet tem reduzido as funções tradicionais das agências de viagens como
ponto de ligação entre o consumidor de produtos e serviços turísticos, com as
grandes operadoras de turismo. Foi feita uma pesquisa de campo que incluiu as
agências de viagens que integram a Associação das Agências de Viagens do
Estado de São Paulo (AVIESP), localizadas na Região de São José do Rio Preto. Os resultados da pesquisa mostraram que as agências estão se preparando e utilizando estratégias deliberadas de diferenciação no atendimento para conquistar o
consumidor.
Abstract
The tourist sector has passed by profound transformations in the last years as result
of the globalization, the technological advance and consequent easiness of the
information access. These transformations have made many companies to reduce
the production cost, having provoked what was called disintermediation of the tourist
sector. The objective of this dissertation is to analyze the impact provoked by these
new marketing strategies, more precisely the use of e-commerce, in the travel
agencies business amount in São José do Rio Preto region, in São Paulo State. It
was started from the principle that the more frequent and ample Internet use has
reduced the traditional functions of the travel agencies as linking point between
consumer of tourist products and services and the great tourism operators. It was
elaborated and applied a questionnaire to a sample of travel agencies that integrate
the State of São Paulo Association of Travel Agencies (AVIESP). The results of the
research showed that Travel Agencies are being prepared to face this situation and
utilizing strategies objecting differentiated services in order to conquer the consumer.