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Título

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS AGÊNCIAS DE TURISMO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Orientador

Osvaldo Elias Farah

Autor

MAURÍCIO SANITÁ DE AZEVEDO

Palavra chave

Desintermediação, Turismo, Estratégias.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2007

Nº Downloads

1428

Resumo

O setor turístico tem passado por profundas transformações nos últimos anos em decorrência da globalização, do avanço tecnológico e conseqüente facilidade de acesso às informações. Essas transformações têm feito com que muitas empresas reduzam o custo de produção, provocando a chamada desintermediação do setor turístico. O objetivo desta dissertação é analisar o impacto que essas novas estratégias de marketing, mais precisamente o impacto que a utilização do ecommerce, têm provocado nas agências de turismo da Região de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, e quais as estratégias utilizadas por estas frente a esse fenômeno. Partiu-se do princípio que a utilização cada vez mais freqüente e ampla da internet tem reduzido as funções tradicionais das agências de viagens como ponto de ligação entre o consumidor de produtos e serviços turísticos, com as grandes operadoras de turismo. Foi feita uma pesquisa de campo que incluiu as agências de viagens que integram a Associação das Agências de Viagens do Estado de São Paulo (AVIESP), localizadas na Região de São José do Rio Preto. Os resultados da pesquisa mostraram que as agências estão se preparando e utilizando estratégias deliberadas de diferenciação no atendimento para conquistar o consumidor.

Abstract

The tourist sector has passed by profound transformations in the last years as result of the globalization, the technological advance and consequent easiness of the information access. These transformations have made many companies to reduce the production cost, having provoked what was called disintermediation of the tourist sector. The objective of this dissertation is to analyze the impact provoked by these new marketing strategies, more precisely the use of e-commerce, in the travel agencies business amount in São José do Rio Preto region, in São Paulo State. It was started from the principle that the more frequent and ample Internet use has reduced the traditional functions of the travel agencies as linking point between consumer of tourist products and services and the great tourism operators. It was elaborated and applied a questionnaire to a sample of travel agencies that integrate the State of São Paulo Association of Travel Agencies (AVIESP). The results of the research showed that Travel Agencies are being prepared to face this situation and utilizing strategies objecting differentiated services in order to conquer the consumer.