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Título

VALORES PERCEBIDOS E TIPOLOGIAS DE CONSUMIDORES DO ENSINO DE MÚSICA ERUDITA

Orientador

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers

Autor

THEL AUGUSTO MONTEIRO

Palavra chave

Comportamento do Consumidor, Valores, Música, Laddering

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

29/11/2007

Nº Downloads

1359

Resumo

O propósito deste trabalho é o de compreender a influência dos valores dos indivíduos no comportamento de compra do ensino de música erudita. A coleta de dados foi realizada em Piracicaba. Uma amostra de 240 indivíduos foi submetida a entrevistas com questionários aplicados diretamente aos consumidores de música erudita. A abordagem do consumo com base no modelo de Cadeias Meios-Fim possibilitou verificar as relações associativas entre so valores pessoais dos consumidores, os benefícios e os atributos percebidos na música erudita, segundo a Técnica Padrão de Associação. O resultado foi apresentado num mapa com as possibilidades de ocorrência das relações entre as variáveis. A abordagem do consumo com base nos construtos autoconceito, atitude e resposta afetiva posibilitou a obtenção, pela técnica de Análise Fatorial, de dimensões relacionadas à caracterização dos consumidores e de dimensões relacionadas a caracterização da percepção da música erudita pelos consumidores. Ambas as abordagens serviram para explicar a relação entre os consumidores e a música consumida. Através de um modelo de Classe Latente, foi proposta uma tipologia dos consumidores de música erudita, baseado na hierarquia da importância dos valores pessoais e descrita segundo os contrutos autoconceito, atitude e resposta afetiva. A tipologia resultou em dois grupos de consumidores: O grupo dos “amistosos” com baixa identificação com a música erudita está relacionado aos valores pessoais, relações calorosas e ser respeitado. Este grupo está associado a dimensão influência emocional e a dimensão segurança. O grupo dos “cuidadosos”, com alta identificação com o estilo de música erudita, está relacionado com a dimensão competência. Este grupo é formado pelos indivíduos que consomem a música erudita motivados pela característica do som. Este grupo externaliza, por meio da música, seus sentimentos, sua maneira de sentir o mundo ao seu redor, sem que precisem fazê-lo por si próprio. Esta pesquisa demanda novos estudos que validem os resultados.

Abstract

The purpose of this work is to understand the influence of the values of the individuals in the behavior of purchase of teaching erudite music. The collection of data was carried through in Piracicaba. A sample of 240 individuals was submitted the interviews with questionnaires applied directly to the consumers of erudite music. The boarding of the consumption on the basis of the model of Means-and-Ends Chains made possible to verify the associative relations between the personal values of the consumers, the benefits and the attributes perceived in erudite music, according to the Association Patern Technique. The result was presented in a map with the possibilities of occurrence of the relations between the variable. The boarding of the consumption on the basis of the autoconceps, attitude and affective reply made possible the attainment, for the technique of Factorial Analysis, dimensions related to the characterization of the consumers and of related dimensions the characterization of the perception of erudite music for the consumers. Both the boardings had served to explain the relation between the consumers and consumed music. Through a model of Latent Classroom, a type of the consumers of erudite music, based in the hierarchy of the importance, according to the personal values and described music was proposal autoconcepts, atitute and affective reply. The type resulted in two groups of consumers: The group of “the friendly" with low identification with erudite music is related to the personal values, warm relations and to be respected. This group is associated the dimension emotional influence and the dimension security. The group of “the careful ones", with high identification with the style of erudite music, is related with the dimension ability. This group is formed by the individuals that consume erudite music motivated by the characteristic of the sound. This group externalizes, by means of music, its feelings, the way they felt the outside world, without that need to make it for proper itself. This research demands new studies that validate the current results. Keywords: Consumer behavior, Values, Music, Laddering viii