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Título
VALORES PERCEBIDOS E TIPOLOGIAS DE CONSUMIDORES DO ENSINO DE MÚSICA ERUDITA
Orientador
Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers
Autor
THEL AUGUSTO MONTEIRO
Palavra chave
Comportamento do Consumidor, Valores, Música, Laddering
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
29/11/2007
Nº Downloads
1359
Resumo
O propósito deste trabalho é o de compreender a influência dos valores dos indivíduos no
comportamento de compra do ensino de música erudita. A coleta de dados foi realizada em
Piracicaba. Uma amostra de 240 indivíduos foi submetida a entrevistas com questionários
aplicados diretamente aos consumidores de música erudita. A abordagem do consumo com
base no modelo de Cadeias Meios-Fim possibilitou verificar as relações associativas entre so
valores pessoais dos consumidores, os benefícios e os atributos percebidos na música erudita,
segundo a Técnica Padrão de Associação. O resultado foi apresentado num mapa com as
possibilidades de ocorrência das relações entre as variáveis. A abordagem do consumo com
base nos construtos autoconceito, atitude e resposta afetiva posibilitou a obtenção, pela
técnica de Análise Fatorial, de dimensões relacionadas à caracterização dos consumidores e
de dimensões relacionadas a caracterização da percepção da música erudita pelos
consumidores. Ambas as abordagens serviram para explicar a relação entre os consumidores e
a música consumida. Através de um modelo de Classe Latente, foi proposta uma tipologia dos
consumidores de música erudita, baseado na hierarquia da importância dos valores pessoais e
descrita segundo os contrutos autoconceito, atitude e resposta afetiva. A tipologia resultou em
dois grupos de consumidores: O grupo dos “amistosos” com baixa identificação com a música
erudita está relacionado aos valores pessoais, relações calorosas e ser respeitado. Este grupo
está associado a dimensão influência emocional e a dimensão segurança. O grupo dos
“cuidadosos”, com alta identificação com o estilo de música erudita, está relacionado com a
dimensão competência. Este grupo é formado pelos indivíduos que consomem a música
erudita motivados pela característica do som. Este grupo externaliza, por meio da música,
seus sentimentos, sua maneira de sentir o mundo ao seu redor, sem que precisem fazê-lo por
si próprio. Esta pesquisa demanda novos estudos que validem os resultados.
Abstract
The purpose of this work is to understand the influence of the values of the individuals in the
behavior of purchase of teaching erudite music. The collection of data was carried through in
Piracicaba. A sample of 240 individuals was submitted the interviews with questionnaires
applied directly to the consumers of erudite music. The boarding of the consumption on the
basis of the model of Means-and-Ends Chains made possible to verify the associative
relations between the personal values of the consumers, the benefits and the attributes
perceived in erudite music, according to the Association Patern Technique. The result was
presented in a map with the possibilities of occurrence of the relations between the variable.
The boarding of the consumption on the basis of the autoconceps, attitude and affective reply
made possible the attainment, for the technique of Factorial Analysis, dimensions related to
the characterization of the consumers and of related dimensions the characterization of the
perception of erudite music for the consumers. Both the boardings had served to explain the
relation between the consumers and consumed music. Through a model of Latent Classroom,
a type of the consumers of erudite music, based in the hierarchy of the importance, according
to the personal values and described music was proposal autoconcepts, atitute and affective
reply. The type resulted in two groups of consumers: The group of “the friendly" with low
identification with erudite music is related to the personal values, warm relations and to be
respected. This group is associated the dimension emotional influence and the dimension
security. The group of “the careful ones", with high identification with the style of erudite
music, is related with the dimension ability. This group is formed by the individuals that
consume erudite music motivated by the characteristic of the sound. This group externalizes,
by means of music, its feelings, the way they felt the outside world, without that need to make
it for proper itself. This research demands new studies that validate the current results.
Keywords: Consumer behavior, Values, Music, Laddering
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