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Título

Proposta de um modelo para análise do processo de Gestão de Desempenho de Operadores Logísticos no setor sucroenergético

Orientador

Alexandre Tadeu Simon

Autor

Herbert Abude Scheidl

Palavra chave

Operadores Logísticos; Logística; Gestão de Desempenho; Setor sucroenergético.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

6617

Resumo

A busca por níveis cada vez mais elevados de eficiência operacional e a constante pressão por redução de custos têm motivado as empresas a concentrarem-se nas suas atividades fim e terceirizar atividades de apoio, como a logística. Considerando o papel estratégico da gestão da cadeia de suprimentos e o aumento da complexidade nas relações entre as empresas, as atividades logísticas naturalmente também se tornaram mais complexas exigindo, muitas das vezes, a contratação de prestadores de serviços na área. No entanto, a utilização de um prestador de serviços logísticos requer das empresas novas abordagens, como a avaliação da terceirização de um ponto de vista estratégico, a seleção adequada de fornecedores, o estabelecimento de um processo de gestão de desempenho e o aprimoramento do relacionamento com fornecedores. O setor sucroenergético passou a avaliar a terceirização dentro da logística da cana-de-açúcar, que compreende o processo de CCT (corte, carregamento e transporte). Esta pesquisa propõe um modelo para analisar o processo de gestão de desempenho de operadores logísticos de CCT por meio da identificação de gaps frente ao que é recomendado pela literatura, a partir de três eixos de avaliação – contratação, gestão de desempenho e relacionamento. Com o intuito de realizar uma verificação de uso do modelo proposto e ampliar a contribuição da pesquisa, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do setor sucroenergético. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar a consistência do modelo proposto, bem como concluir, para o caso estudado, que os principais gaps do processo de gestão de desempenho estão relacionados com fatores culturais e de relacionamento, não havendo lacunas do ponto de vista técnico sobre gestão de desempenho. Além disto, o relacionamento entre as empresas é influenciado principalmente pelo modo como a decisão de terceirização foi tomada, sem considerar o papel de provedor de soluções do operador logístico e sem o envolvimento e alinhamento prévio com a média gestão da operação.

Abstract

The search for ever higher levels of operational efficiency and the constant pressure to reduce costs have motivated companies to focus on their core activities and outsource secondary activities such as logistics. Considering the strategic role of supply chain management and increased complexity in relationships between companies, logistic activities naturally also become more complex. Thus, the use of logistics providers requires new business approaches, such as the evaluation of outsourcing from a strategic point of view, the proper selection of suppliers, establishment of performance management processes and relationship development with suppliers. The sugarcane industry began to evaluate outsourcing in the sugarcane logistics, comprising the process of CLT (cut, loading and transportation). This research proposes a model to evaluate third-party logistics’ performance management in the context of CLT, by identifying gaps in face of what is recommended by literature, from three evaluation axes - hiring, performance management and relationship. In order to verify the effectiveness of the proposed model and to enlarge the contribution of this research, a case study was conducted in a sugarcane company. From the results it was possible to evaluate the consistency of the proposed model, and to conclude, for the studied case, that the main gaps in the performance management process are related to cultural and relationship factors, with no gaps from the technical point of view on performance management. In addition, the relationship between the companies is mainly influenced by how the outsourcing decision was taken, without considering the solution provider´s role of third party logistics, and without the involvement and prior alignment with the operations managers.