Visualização do documento
Título
ANÁLISE DA INTERATIVIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM USANDO MÉTRICAS BASEADAS EM REGRAS
Orientador
LUIZ CAMOLESI JR
Autor
VERA LÚCIA ALMEIDA FORBECK
Palavra chave
Modelo de Interatividade, Regras de Interação, Métrica de Interação
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data da defesa
25/02/2008
Nº Downloads
680
Resumo
Este trabalho traz uma análise em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
usando um modelo de interatividade baseado em regras para apoiar a
avaliação da adequação de um modelo ou do próprio ambiente às
necessidades de seus usuários. Para este propósito, o trabalho define medidas
para a interatividade baseadas na análise de parâmetros do conjunto regras de
um ambiente de aprendizado. Podem-se avaliar esses ambientes com medidas
quantitativas para a melhoria do software, como também para orientar
desenvolvedores, formadores de opinião, professores (instrutor, formador,
facilitador, colaborador, orientador, tutor etc.) a obter melhores resultados no
exercício de seus papéis.
Abstract
This work brings an analysis of Virtual Learning Environments in using a model
of interactivity based on rules to support the assessment of the adequacy of a
model or the environment itself to the needs of its users. For this purpose, this
work define measures for interactivity based on analysis of parameters of the
rules set an environment for learning. You can evaluate these environments
with quantitative measures to improve the software but also guide developers,
opinion leaders, teachers (instructor, trainer, facilitator, collaborator, mentor,
tutor, etc.) the best results in performing their roles.