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Título

NEGOCIAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES CONFESSIONAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Orientador

Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Autor

THIAGO FLÁVIO DE SOUZA

Palavra chave

Negociação, inadimplência, Instituição de Ensino Superior (IES).

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

1250

Resumo

A negociação representa basicamente para as Instituições de Ensino Superior (IES) uma ferramenta no controle da inadimplência, que facilita o acordo de pendências existentes pelo não pagamento das parcelas escolares. Nesse sentido, o objetivo central desse estudo está em analisar criticamente o processo de negociação da inadimplência de uma IES confessional a partir da percepção dos negociadores e dos alunos. Este trabalho foi realizado em uma IES localizada no interior do Estado de São Paulo. A IES participante da pesquisa foi estudada por meio de dois grupos, sendo o grupo 1 formado pelos acadêmicos do curso de Administração e o grupo 2 por seus negociadores. Assim, foi desenvolvido um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo de teor descritivo e exploratório, onde optou-se pela coleta de dados em duas etapas, sendo a primeira por meio da aplicação de questionário a 381 acadêmicos (quantitativa) e a segunda por meio de entrevista com os 6 negociadores da IES (qualitativa). As dificuldades mostraram-se presentes principalmente no processo de negociação entre a IES e o inadimplente, pois alguns fatores, como a baixa autonomia dos negociadores, favoreceram a identificação de maior lentidão nas negociações, prejudicando a eficiência dos acordos. Contudo, de acordo com a presente pesquisa, propostas envolvendo práticas de cobranças e acompanhamento do inadimplente tende a minimizar as dificuldades evidenciadas pelos negociadores, motivando a contenção dos níveis de inadimplência.

Abstract

The deal is basically for Higher Education Institutions (HEI) a tool to control the default, which facilitates the agreement of existing disputes through non-payment of installments school. Thus, the central objective of this study is to examine critically the process of negotiating the delinquency of a confessional IES from the perception of traders and students. This work was carried out in a club located within the State of São Paulo. The IES research participant was studied by two groups, one group formed by the students of management and group 2 by their negotiators. Thus, we developed a case study of qualitative and quantitative content of descriptive and exploratory, where we chose to collect data in two phases, the first by a questionnaire to 381 students (quantitative) and the second through interviews with the six negotiators IES (qualitative). The difficulties were present mainly in the negotiation process between the IES and in default, because some factors, such as low autonomy of the negotiators, have favored the identification of more slowly in the negotiations, hampering the efficiency of the agreements. However, according to the present research proposals involving collection practices and monitoring of delinquent tends to minimize the difficulties highlighted by the negotiators, prompting the containment levels of default.