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Título

RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO NA FÁBRICA E O TRABALHO NA ESCOLA: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador

Maria Nazaré da Cruz

Autor

ELAINE APARECIDA NEGRINI

Palavra chave

Professores de Educação Profissional; Trabalho; Escola; Fábrica;

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

02/09/2013

Nº Downloads

1507

Resumo

O presente estudo aborda uma investigação desenvolvida com cinco professores de uma escola de ensino profissionalizante cujos vínculos empregatícios enquadram-se na categoria de contrato de trabalho por tempo determinado. Conduzida pelos pressupostos da perspectiva ergonômica do trabalho, no que diz respeito à articulação entre trabalho-ensino-linguagem, a pesquisa desenvolvida procurou compreender o processo de formação desses docentes a partir das relações estabelecidas entre o trabalho que realizam em indústrias do setor calçadista e o trabalho que realizam em uma escola profissionalizante. Para a coleta de dados, foi utilizado o recurso de áudio gravação de dez entrevistas realizadas ao longo dos anos de 2010 e 2011 que apresentavam um roteiro semi-estruturado, cujo conteúdo estava ligado a assuntos relativos ao trabalho desses professores na fábrica e ao trabalho desses professores na escola. Além disso, houve anotações de campo a partir de visitas às fábricas nas quais os professores trabalham. Assim, inicio o texto apresentando os sujeitos de minha investigação e algumas contribuições centrais da perspectiva ergonômica do trabalho. Em seguida, apresento aspectos históricos sobre elementos de permanência e rupturas que circunscrevem o trabalho assalariado e a organização do trabalho, especificamente em relação às fábricas e à sua organização produtiva, visando entender o contexto de trabalho desses professores. Depois disso, percorro a história do ensino industrial no Brasil, além de manter aqui um diálogo sobre a formação do professor para essa modalidade de ensino. Verifico em seguida as experiências e ações dos cinco professores a partir do contexto de trabalho em que atuam, analisando, por fim, os discursos produzidos sobre seu agir no trabalho fabril e escolar. Identifico, dessa forma, nesse percurso, que a formação desses cinco professores está marcada por vários fatores. A configuração histórica que vai assumindo, ao longo dos anos, a questão salarial e a organização de trabalho fabril conduz os docentes à condição de trabalho assalariado na fábrica e de trabalho temporário na escola. A formação desses cinco professores se dá, portanto, a partir dessa configuração que, embora os insira num modelo historicamente forjado, não os limita a simples reprodutores na escola do trabalho na fábrica, sendo eles também protagonistas de um trabalho cujas marcas permitem diferenciá-lo.

Abstract

This study addresses a research conducted with five teachers of a professional school whose employment bonds fall under the category of temporary employment contract. Led by the assumptions of ergonomic perspective of work, with regard to the relationship between work-language-teaching, this research sought to understand the process of formation of these teachers from the speeches made on the work they do in the shoe factories and the work they perform in school. For data collection, it was used the audio recording feature of ten interviews conducted throughout the years 2010 and 2011. The interviews had a semi-structured itinerary, whose content was linked to issues relating to the work of these teachers in the factory and the work of these teachers in school. Furthermore, there were field notes from visits to factories in which teachers work. So, I start the text by introducing the subject of my research and some central contributions of ergonomic perspective of work. Then I present historical aspects of elements of permanence and ruptures that encompass the history of wage labor and the organization of work, specifically in relation to factories and its productive organization, aiming to understand the context of these teachers’ work. Then I analyze the school in which teachers work from the point of view of its inclusion in the history of industrial education in Brazil, in addition to maintaining a dialogue here on teacher training. Finally, I observe experiences and actions of the five teachers from the speeches made on their work in factory and in school. I identify that the formation of these five teachers is marked by several elements. The historical setting that takes on, over the years, the wage issue and the organization of factory work leads teachers to a condition of employment at the factory and temporary employment at school. The formation of these five teachers occurs, therefore, from this configuration. And although this configuration inserts them in a historically forged model, it does not limit the teachers to merely reproduce in school the work they do in the factories. The teachers are also, in fact, protagonists of a work, in both places, whose marks enable to distinguish it.