Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

AS RELAÇÕES DE ENSINO E AS AÇÕES DA PROFESSORA FRENTE AOS ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Autor

MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA SAVIAN

Palavra chave

Mediação. Linguagem. Relações de ensino. Alfabetização e letramento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/08/2013

Nº Downloads

1767

Resumo

Este trabalho tematiza as relações de ensino de uma professora com seus alunos de um quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Como centro de atenção para a pesquisa foram focalizados os alunos ainda não alfabetizados. O trabalho pedagógico enfocou o processo de apropriação da linguagem escrita a partir de textos de diferentes gêneros, mais especificamente dicionário e carta. A pesquisa ancora-se nos princípios teóricos e metodológicos da abordagem histórico-cultural de Vigotsky, ao assumir que os processos de constituição da subjetividade acontecem na dimensão relacional e que a prática educativa escolar é local de apropriação e elaboração de conhecimentos; no caso desta pesquisa, de apropriação e elaboração da escrita. Os dados produzidos foram documentados na forma de um caderno de registros e em audiogravações, as quais foram transcritas. As análises evidenciam que as relações de ensino, bem como o processo de apropriação da linguagem escrita, podem ser focalizadas a partir de diferentes ângulos e que as possibilidades de ensinar e de aprender, mesmo em condições consideradas adversas, podem acontecer.

Abstract

This work thematizes the relations of teaching a teacher with her students in a fifth grade level of a municipal school in a city in the state of São Paulo. As a focus for the research were focused students still illiterate. Pedagogical work focused on the process of written language acquisition from texts of different genres, specifically dictionary and letter. The research is founded on theoretical and methodological principles of cultural-historical approach of Vygotsky, assume that the processes take place in the constitution of subjectivity and relational dimension that school education practice is local ownership and development of knowledge and in the case of this research, appropriation and elaboration of writing. The data produced were documented in the form of detailed records and audio recordings, which were transcribed. The analyzes show that the relations of teaching as well as the process of appropriation of written language can be focused from different angles and possibilities of teaching and learning, even in adverse conditions considered, can happen.