Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Meio ambiente em situações de prática de Atividades Físicas em Instituições de Educação Infantil e auto-eficácia: uma proposta de estudo

Orientador

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Autor

TERCIO ALVES DO NASCIMENTO

Palavra chave

Criança, Desenvolvimento Infantil, Auto-eficácia, Educação Infantil

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

30/08/2013

Nº Downloads

1217

Resumo

As crianças estão ingressando cada vez mais cedo nas escolas e atividades físicas podem contribuir com o desenvolvimento psico-social das crianças mas pouco se sabe sobre as oportunidades de desenvolvimento que estas instituições oferecem aos pequeninos. Assim este estudo teve como objetivo observar aspectos psico-sociais durante a prática de atividades físicas, ressaltando-se a ocorrência de traços de auto-eficácia. Participaram do estudo13 profissionais que atuam em escolas infantis da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de São Paulo e suas respectivas crianças (208) com idade entre dois a seis anos.Foi solicitado a tais profissionais que realizassem atividades cotidianas com as crianças e estas foram gravadas durante 20 minutos, com duas câmeras filmadoras; as imagens foram analisadas quadro a quadro, com uso do software Pinacle e Studio Movie Box, descrevendo-se as atividades realizadas, inter-relações pessoais, recursos, disposições e traços de auto-eficácia, manifestados pelas crianças. Verificou-se que ocorreram inter-relações pessoais através de contato físico e conversas, disposições geradoras de curiosidade, iniciativa e envolvimento, disposições disruptivas de falta de interesse e desatenção e traços de auto-eficácia de iniciativa, persistência e confiança. Infere-se que a auto-eficácia é um elemento que advêm das relações estabelecidas com o meio ambiente, influenciando e sendo influenciada por elas, atuando diretamente no processo de desenvolvimento da criança.

Abstract

Children are entering an increasingly early age in schools and physical activity can contribute to the psychosocial development of children but little is known about the development opportunities that these institutions offer little . Thus, this study aimed to observe psycho-social aspects during physical activity , highlighting the occurrence of traces of self-efficacy . Participants study13 professionals working in preschools of municipal schools in a city in São Paulo and their children ( 208 ) aged two to six years . Was prompted to such professionals that carried out daily activities with the children and these were recorded for 20 minutes , with two video cameras , the images were analyzed frame by frame , using the software and Pinacle Studio Movie Box , describing the activities carried out , inter - personal relationships , resources , dispositions and traits of self-efficacy , manifested by children . It was found that there were inter - personal relationships through physical contact and conversations provisions generating curiosity , initiative and involvement , disruptive provisions of inattention and lack of interest and self-efficacy traits of initiative, persistence and confidence. It is inferred that self - efficacy is an element from the relationship established with the environment , influencing and being influenced by them , acting directly in the process of child development.