Visualização do documento
Título
ESTRATEGIAS COMPETITIVAS NO AGRONEGOCIO: ESTUDO EXPLORATORIO NAS ...
Orientador
NADIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
MARINA SALVADOR ARIENTE
Palavra chave
AGRONEGOCIO, ESTRATEGIAS COMPETITIVAS, FECULA DE MANDIOCA
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
24/04/2006
Nº Downloads
2670
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as estratégias competitivas adotadas no agronegócio, especificamente nas fecularias do Estado do Paraná, e os resultados obtidos. A metodologia adotada foi um estudo exploratório, seguido de estudo descritivo estatístico, junto ao universo dos 15 produtores industriais de fécula de mandioca do Estado do Paraná, agregados à Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM). A pesquisa apresentou como resultados as estratégias mais adotadas, bem como analisou os resultados conforme o posicionamento da empresa no mercado: líder, desafiante, seguidora, de nicho.
Abstract
The objective of the current work is to investigate the competitive strategies adopted in the agribusiness, specifically in the industry of cassava starch producer of Paraná State, and the gotten results. The adopted methodology was an exploratory study, followed by statistical descriptive study, together to the universe of the 15 industries of cassava starch producers of the Paraná State, joined to the Brazilian Association of the Starch Producers (ABAM). The research presented as results the strategies more adopted, as well as the results analyzed according to the positioning of the company in the market: leader, challenger, follower, of niche.