Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTRATEGIAS COMPETITIVAS NO AGRONEGOCIO: ESTUDO EXPLORATORIO NAS ...

Orientador

NADIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

MARINA SALVADOR ARIENTE

Palavra chave

AGRONEGOCIO, ESTRATEGIAS COMPETITIVAS, FECULA DE MANDIOCA

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

24/04/2006

Nº Downloads

2670

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as estratégias competitivas adotadas no agronegócio, especificamente nas fecularias do Estado do Paraná, e os resultados obtidos. A metodologia adotada foi um estudo exploratório, seguido de estudo descritivo estatístico, junto ao universo dos 15 produtores industriais de fécula de mandioca do Estado do Paraná, agregados à Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM). A pesquisa apresentou como resultados as estratégias mais adotadas, bem como analisou os resultados conforme o posicionamento da empresa no mercado: líder, desafiante, seguidora, de nicho.

Abstract

The objective of the current work is to investigate the competitive strategies adopted in the agribusiness, specifically in the industry of cassava starch producer of Paraná State, and the gotten results. The adopted methodology was an exploratory study, followed by statistical descriptive study, together to the universe of the 15 industries of cassava starch producers of the Paraná State, joined to the Brazilian Association of the Starch Producers (ABAM). The research presented as results the strategies more adopted, as well as the results analyzed according to the positioning of the company in the market: leader, challenger, follower, of niche.