Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Formação continuada e o trabalho com dança no ensino infantil em uma cidade do interior de São Paulo

Orientador

Profa Dra Rute Estanislava Tolocka

Autor

MARINA DONATO CREPALDI

Palavra chave

Ensino Infantil – Formação Continuada - Dança.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

13/02/2014

Nº Downloads

1243

Resumo

A dança está entre os eixos norteadores do trabalho no ensino infantil, pois possibilita diversas experiências e o movimento criativo; diversos autores apontam para possibilidades educativas com a dança na escola, porém no Brasil ainda não se tem definido claramente qual a formação profissional para atuar neste nível de ensino. Assim este estudo tem como objetivos verificar a formação profissional e experiências que estes profissionais tem com a dança e como ela está sendo trabalhada neste nível de ensino em uma dada cidade do interior de São Paulo; Elaborar, propor e avaliar um programa de formação continuada de dança para profissionais que estão atuando nas Instituições de Ensino Infantil com crianças de três a cinco anos. Resultados e Discussão: Entre o grupo estudado não havia profissionais especialista em dança ou em movimento humano e a maioria dos profissionais não tinha nenhuma experiência em dança, mesmo assim a utilizavam com as crianças; foi encontrado baixo percentual de uso de atividades de dança e brincadeiras de rodas cantadas em comparação com outras atividades empregadas nas atividades cotidianas das crianças. As profissionais que participaram do programa passaram a oferecer atividades com dança no mínimo uma vez por semana e a oferecer oportunidades de escolhas para as crianças em relação a posicionamentos, níveis de movimento, parceiros, velocidade e direção dos movimentos a serem realizados o que pode favorecer o processo criativo e a descoberta de si; as profissionais passaram a oferecer mais possibilidades de vivencias de habilidades motoras, bem como passaram a utilizar instrução visual e cinestésica, além da verbal e a forma de aplicação da mesma. Conclusões: O programa despertou interesse para participação em atividades de dança e em cursos de formação continuada, referentes à dança. Sugere-se que cursos de dança sejam oferecidos para promover formação continuada aos profissionais da rede de ensino infantil e consequentemente o preparo para o trabalho com dança neste nível de ensino.

Abstract

Dance is among the leading points of the work in primary teaching, because it enables several experiences and the creative movement; several authors point out the educational possibilities towards dance in schools, however in Brazil it has not been clearly defined which professional formation to work under that level of teaching. Thus, the study aims verify the professional formation and experience which those professionals have with dance and how it has been taught and used in the studied level of teaching in a specific city located in the countryside of Sao Paulo; Elaborate, suggest and evaluate a dance continuing education program for professionals who have been working in primary schools with children from three up to five years old. Results and Discussion: In the studied group there was not any dancing nor human movement specialist and the majority of the professionals did not have any experience in dance, although they used it with the pupils; it was found low percentage of use of dancing activities and ring around the Rosie comparing to other everyday activities applied for the children. The professionals who have joined the program began to offer dancing activities at least once a week and let the pupils choose position, levels of movement, partners, speed and direction of movements which worked in favor of the creative process and finding themselves; the professionals have started offering more possibilities of availing motor skills, as well as using visual and kinesthetic instructions, besides the verbal and the form to apply it. The program induced the interest in dancing activities and continuing education courses regarding dance. It’s recommended offering dance courses in order to promote the dance continuing education program and consequently the preparation of the professionals for that level of teaching.