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Título

Lazer e Educação Física escolar: análise da Proposta Curricular/Currículo do Estado de São Paulo e da produção acadêmica no período de 2003 a 2012

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

TATYANE PERNA SILVA

Palavra chave

Atividades de lazer, Educação Física, Currículo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - FISIOTERAPIA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2013

Nº Downloads

1976

Resumo

Tivemos como objetivo para este trabalho analisar a Proposta Curricular/Currículo do Estado de São Paulo para a disciplina de educação física, visando compreender qual o trato destinado ao lazer nestes documentos. Além disso, analisamos o que tem sido produzido em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre lazer e educação física escolar, procurando possíveis relações e diferenças com o que mostram os documentos oficiais do estado. No Brasil há uma considerável produção acadêmica relacionada ao lazer e à educação física escolar acumulada há mais de 30 anos. No entanto, o que se espera do professor de educação física com relação ao lazer em sua disciplina na escola? Esta questão foi nosso ponto de partida para a realização desta pesquisa. Para isso, lançamos mão de pesquisas bibliográfica e documental, caracterizando este trabalho como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, segundo definições de Minayo (1994). Constatamos na Proposta Curricular/Currículo do Estado de São Paulo que o lazer só aparece como eixo temático relacionado ao trabalho e à ginástica laboral no terceiro ano do ensino médio, porém acreditamos que o lazer, conforme o conceito que escolhemos para embasar este trabalho, deve ser vivenciado em todos os anos escolares, em qualquer faixa etária, além de todos terem direito a essa vivência, como consta na Constituição de nosso País. Com relação aos resultados da pesquisa das dissertações e teses produzidas nos últimos dez anos (2003–2012), todos os trabalhos analisados, mesmo que com objetivos diferentes, tratam da questão do desenvolvimento de um ser humano integral, seja na escola, no lazer ou, mais especificamente, na educação física escolar. Os trabalhos analisados não mostram explicitamente o que se espera do professor de educação física com relação ao lazer nesta disciplina, porém todos se preocupam em enaltecer a educação física como um momento em que podem ocorrer diferentes práticas corporais, e que estas podem ser vivenciadas no lazer. Esperamos com este trabalho ter contribuído para a discussão sobre o lazer e sua aplicação na educação física escolar, colaborando para a compreensão de um lazer transformador, que desenvolva a consciência humana.

Abstract

The aim of this work was to analyze the State of São Paulo’s Curricular Proposal / Curriculum for Physical Education in order to understand how these documents approach the issue of leisure. Furthermore, we analyzed what we have produced in the academic sphere on leisure and Physical Education in Brazil, looking for possible relations and differences with what the State’s official documents show. In Brazil there is a considerable amount of academic research related to leisure and Physical Education accumulated for over 30 years. However, what is expected of the Physical Education teacher with respect to leisure in his/her discipline at school? This question was our starting point for this research. Thus, we made use of literature review and desk research, characterizing this study as a qualitative and quantitative research, according to definitions by Minayo (1994). In the Curricular Proposal / Curriculum of the State of São Paulo we found that leisure appears only as a guiding theme related to work and labor gymnastics in the third year of high school, but we believe that leisure, in the view of the concept we chose to use in this work, should be experienced in all school years, at any age, and everyone should be entitled to this experience as stated in the Brazilian Constitution. As to the results of dissertations and theses produced in the last ten years (2003–2012), all the analyzed studies, despite their different goals, address the issue of the development of the human being as a whole, whether at school, in leisure, or more specifically in Physical Education. The analyzed studies do not explicitly show what is expected of the Physical Education teacher with respect to leisure, but they all praise Physical Education as a time when different bodily practices may occur, and these can be experienced in leisure. We hope this work has contributed to the discussion on leisure and its application in Physical Education, collaborating to the understanding of a transforming leisure that develops human consciousness.