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Título
O PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUTOS: O CASO DA KENNAMETAL
Orientador
Dalila Alves Corrêa
Autor
ADRIANA VILLANOVA DE ALMEIDA
Palavra chave
gestão de pessoas, fusão, aquisição, cultura organizacional, integração cultural
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
1410
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os papéis desempenhados pela gestão
de pessoas em processos de aquisições de empresas. O crescente número de
operações de fusão e aquisição como estratégia de crescimento e competitividade,
faz emergir uma preocupação com as reais possibilidades de sucesso e fracasso
dessas negociações. Considerando que as sinergias que se esperam alcançar
nessas transações são fortemente influenciadas por meio da interação entre as
pessoas, a gestão de pessoas tem atuação importante nesse processo. A partir de
tais constatações o presente estudo foi desenvolvido junto a uma empresa
multinacional, com sede no interior paulista, que realizou a aquisição de uma linha
de produtos de uma empresa nacional do ramo de máquinas e ferramentas. Buscase
compreender o papel assumido pela gestão de pessoas neste processo de
integração, bem como as percepções geradas nos agentes envolvidos. O foco recai
sobre a gestão de pessoas neste contexto. A pesquisa é de natureza qualitativa
descritiva e exploratória e buscará analisar através da metodologia de estudo de
caso. A amostra do estudo foi composta de duas categorias profissionais:
trabalhadores natos da empresa adquirente e trabalhadores agregados a partir desta
aquisição. Junto a gestora de RH foi aplicada uma entrevista semi-estruturada
exploratória, junto aos colaboradores da fábrica e da engenharia foi aplicado um
questionário estruturado, e por fim desenvolveu-se um focus group com os gestores.
Os resultados do estudo mostram o papel estratégico assumido pela gestão de
pessoas neste processo de aquisição.
Abstract
The purpose of the present work is to study the Human Capital Management (HCM)
role in companies’ acquisitions process. The increasing number of Mergers and
Acquisitions as a strategy for growing and to increase competitively rises a concern
regarding the real success or failure in these negotiations. Considering the fact that
the synergy required in these transactions is strongly influenced by people
interaction, the HCM has an important action in this process. From these evidences
this study was performed in the working context at a multinational company, which
headquarter is located in São Paulo, Brazil, which acquired a business unit from a
national industry that operates in the machine-tool segment. The authors examined
the role of the Human Capital Management in this integration process, from the
perception of different agents involved in the transition. This work refers to a case
study, which is qualitative, descriptive and exploratory.
The study sample was composed by workers from the acquirer company as well as
workers from the acquired company; the Human Resources Manager and also by
managers from production and engineering side. The following tools were used to
perform the research: semi-structured interview, structured survey and focus group.
The results confirm the strategic role assumed by the Human Capital Management in
this acquisition process.