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Título
O BALANCED SCORECARD (BSC) ADAPTÁVEL A UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MEDICINA OCUPACIONAL
Orientador
Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani
Autor
ALEXANDRE MACEDÔNIA OURIQUE PEREIRA
Palavra chave
Planejamento estratégico. Medição de desempenho. Balanced Scorecard.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
26/01/2012
Nº Downloads
1416
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de sistema de medição de desempenho baseado no Balanced Scorecard (BSC), adaptável a uma empresa do segmento de medicina ocupacional, visando promover a prestação de contas dos resultados obtidos por essa organização. Para tanto, elaborou-se um referencial teórico sobre o BSC e procedeu-se a um diagnóstico na TBS Medicina do Trabalho. Essa empresa, que é o objeto desta pesquisa e a base para o estudo de caso, passou por um processo de reestruturação administrativa e, por essa razão, foi proposto a ela um sistema de medição de desempenho. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa com estudo de caso ilustrativo. Foram coletados dados secundários por intermédio de um diagnóstico interno da organização. Como resultado, verificou-se que a estrutura original do BSC foi organizada com a perspectiva de apresentar soluções de acordo com o cenário administrativo, permitindo à organização utilizar-se do sistema para auxiliar no seu processo de reestruturação. Em consonância com a estrutura do BSC, o modelo proposto à organização TBS enquadra-se nas quatro perspectivas do BSC, respeitando as especificidades e as necessidades da organização.
Abstract
This paper aims to present a model of performance measurement system based on the Balanced Scorecard (BSC), fitting for a company in occupational medicine to promote accountability for results obtained by this organization. A theoretical framework on the BSC was developed and proceeded with a diagnosis with TBS Medicine, the company hereby studied. TBS Occupational Medicine, the basis for this case study, underwent a process of administrative restructuring and a performance measurement system was proposed. The study is characterized by a qualitative research, with na illustrative case study. Secondary data were collected through an internal diagnosis of the organization. As a result it was possible to verify that the original structure of the BSC was organized in view of presenting solutions in accordance with the administrative scenario, allowing the organization to utilize the system to assist in its restructuring process. In line with the structure of the BSC, the proposed model to TBS fits in the four perspectives, respecting the specificities and needs of the organization.