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Título

FATORES QUE INTERFEREM NA COMUNICAÇÃO INTERNA E NA INTEGRAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE HOTELARIA EM PARACATU/ MG: UM ESTUDO DE CASO

Orientador

Profª Dr. Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

Autor

Clareci Nunes Siqueira da Silva

Palavra chave

Comunicação Interna. Integração dos funcionários. Hotelaria em Paracatu.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

09/02/2012

Nº Downloads

1026

Resumo

A motivação profissional está na crença de que a Gestão do Conhecimento se relaciona com a Gestão de Pessoas e que tal relação gera características específicas nesta última, sem as quais, as organizações não conseguem ambientes e condições propícias para o desenvolvimento continuado, para a criatividade, para a comunicação, para a inovação e aprendizado organizacional. Isso direciona os esforços a fim de serem alcançados os objetivos estratégicos da organização. Esta abordagem procura estabelecer uma relação mais explícita entre os diversos níveis da prática gerencial relacionados à comunicação interna e suas implicações na relação das pessoas, o que envolve aprendizado, criatividade, intuição e conhecimento tácito e explícito. A velocidade das transformações e a complexidade crescente dos desafios não permitem mais concentrar esses esforços em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações. Essas mudanças exigem que os gestores vejam a prática comunicativa como ferramenta para alcançar o sucesso organizacional. A comunicação interna eficiente e eficaz se apresentará externamente, contribuindo para a imagem da empresa. O método usado para a coleta de dados é um questionário estruturado com questões objetivas. No decorrer do trabalho, foram realizadas: pesquisas bibliográficas, pesquisa exploratória e estudo de caso. Após a aplicação do questionário foi possível diagnosticar e conhecer a comunicação interna no Veredas hotel Ltda e os pontos fortes e as fragilidades a partir da comunicação interna.

Abstract

The professional motivation resides in the belief that knowledge management is related to the People Management and that this relationship creates specific features in the latter, without which, organizations fail to create environmental conditions for the continued development, for creativity, for innovation and organizational learning. This directs the efforts to the organization's strategic goals. This approach seeks to establish a more explicit relationship between the various levels of management practice related to internal communication and its implications for the integration of people, which involves learning, creativity, intuition and tacit and explicit knowledge. The quick transformations and the increasing complexity of the nowadays’ challenges do not allow those communication efforts to be concentrated on a few individuals or areas in the organizations. Those changes require that the managers learn to use the communication skills as a tool that leads to the success. Effective and viable internal communication will show itself externally contributing to the enterprise’s image. We used a closed questionnaire as our data gathering method. During our research we’ve also made a thorough review of pertinent bibliography, exploratory and case study research. With our questionnaire we could diagnose and know internal communication in Veredas Hotel Ltda. We also detected its strengths and weaknesses.