Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

FATORES QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO COM AS EMPRESAS DO SETOR DE FARMÁCIAS E DROGARIAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

Orientador

Flávio Marques Vicari

Autor

DEVANDIRA DONIZETTI BATISTA BEOLCHI NUNES FERREIRA

Palavra chave

Comportamento do consumidor, Estratégia de marketing, Farmácias.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

2940

Resumo

O estudo do comportamento do consumidor tem sido uma das ferramentas que busca avaliar os atributos mais valorizados pelos consumidores e pode ser de grande interesse para os pesquisadores e profissionais de marketing. Desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores de farmácias e drogarias do município de São José do Rio Preto, São Paulo. O estudo de caráter exploratório foi realizado por meio de um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas, aplicado junto aos consumidores. Entre os principais resultados destacam-se que o consumidor de farmácia e drogaria dá ao canal farma a preferência de compra ao segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – HPC, sinalizando como um dos fatores influenciadores no processo de decisão de compra. Os profissionais do varejo farmacêutico precisam estar atentos e preparados para atender esses consumidores que buscam por atendimento com informações referentes ao uso correto e maior oferta de produtos HPC.

Abstract

The study of consumer behavior has been one of the tools that seeks to assess the attributes most valued by consumers and can be of great interest to researchers and marketers. Developed this study aiming to identify factors that influence the buying decision of consumers to pharmacies and drugstores in São José do Rio Preto, Sao Paulo. The exploratory study was conducted using a structured questionnaire with open and closed questions, applied with consumers. Among the main results highlight that the consumer gives the pharmacy and drugstore pharmacy channel preference to buy the personal care segment, perfumery and cosmetics - HPC, signaling as one of the influencing factors in the purchase decision process. The professionals of the retail pharmacist should be alert and prepared to meet these consumers looking for information regarding compliance with the correct use and greater product offering HPC.