Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS

Orientador

Prof.Dr. Silvio R. I Pires

Autor

LUCIANE MOMENTE SILVA

Palavra chave

Gestão da demanda. Sistema produtivo. Indústria de alimentos.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

3247

Resumo

A gestão da demanda é um tema contemporâneo e emergente no âmbito da indústria de alimentos. O que se busca com essa gestão é a rápida e adequada integração das necessidades geradas no mercado com o alinhamento de todo o sistema produtivo da empresa. Atualmente, o alinhamento da demanda com o sistema produtivo da é um fator estratégico utilizado como um diferencial competitivo. Isso permite um melhor controle de estoques de produtos acabados, a redução de estoques de matéria-prima e embalagem e, principalmente, evita rupturas de produtos vendidos. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo propor a sistematização do processo de gestão de demanda para uma empresa de médio porte do setor de alimentos, bem como descrever como essa gestão interfere em todos os setores da empresa. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizou-se uma revisão sistemática da literatura e, na segunda, conduziu-se um estudo de caso em uma empresa de alimentos. O trabalho é finalizado com a sistematização do processo de gestão da demanda, por meio da coleta e análise dos dados, e o planejamento colaborativo envolvendo diferentes áreas da empresa.

Abstract

The demand management is a contemporary theme emerging within the food industry. It aims a fast and appropriate integration and alignment of the market needs with the company’s production system. Currently the alignment of the demand and the company´s production system is a strategic factor used as a competitive advantage. This allows a better control of stock of finished products, decrease of stocks of raw materials and packaging, and mainly avoiding disruption in sold products. In this context, this research aimed to propose a systematization of the demand management process to a medium-size food company, as well as to describe how it affects all sectors of the company. The study was conducted in two stages, where firstly was provided a systematic review of the literature and after was conducted a study in a snacks food company. The research was finished with a systematization of the company’s demand management process, embracing data collection and analysis, and a collaborative planning involving different functional areas of the company.