Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PRÁTICAS, INDICADORES DA MANUTENÇÃO E CUSTOS NA GESTÃO DE PNEUS: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTES

Orientador

Eliciane Maria da Silva

Autor

MARCOS DARIO

Palavra chave

Gestão de frotas, manutenção, gestão de pneus, desempenho, custos aplicados aos

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

17987

Resumo

Com a nivelação dos valores pagos pelos preços dos fretes e a consequente diminuição das receitas de transportes como também pela falta de um investimento maior e um planejamento melhor, os pneus passaram a representar um investimento muito valioso. O desempenho destes sofre influência de grande número de parâmetros para controle e manutenção. Com relação à manutenção, pouco se tem estudado sobre o conceito da gestão de pneus e desempenho. O objetivo geral deste trabalho foi identificar as práticas e indicadores de desempenho da área de manutenção na gestão de pneus e também, analisar a influencia dos custos aplicados aos pneus sobre o custo total de manutenção. A natureza da pesquisa é exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso em uma transportadora. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e observação direta. A análise de dados envolveu duas fases: qualitativa e quantitativa. Na fase qualitativa utilizou a análise de conteúdo e na fase quantitativa foi empregada à análise de correlação e regressão. Foi revelado que a falta do comprometimento dos envolvidos nas áreas operacionais (tráfico, pátio, motoristas, colaboradores, encarregados e filiais) quanto aos seus processos, influenciam na área de manutenção na gestão de pneus. Também, foi revelado que dentre os indicadores de desempenho da manutenção na gestão de pneus, os custos aplicados aos pneus possuem maior correlação com o custo total da manutenção. O teste Anova indicou que o primeiro influencia em 54% das variações no custo total da manutenção. Foram esclarecidos os conceitos sobre técnicas de manutenção específicas da gestão de pneus, além de identificar os indicadores de desempenho na área de gestão de pneus. Acredita-se que o presente trabalho contribuiu para um aperfeiçoamento dos conhecimentos nessa área, proporcionando maior entendimento para a empresa pesquisada no que diz respeito à manutenção e gestão de pneus, revelando como os custos dos pneus são representativos para desempenho da manutenção. Por fim, foram feitas sugestões para futuros trabalhos e expostas as limitações desta pesquisa.

Abstract

With the leveling of the amounts paid by the freight rates and the consequent decrease in revenues from transport as well as the lack of greater investment and better planning, the tires came to represent a very valuable investment. The performance of these suffers influence of large number of parameters for control and maintenance. With regard to maintenance, little has been studied about the concept of management and performance tires. The aim of this study is to identify the practices and performance indicators for the maintenance area in the management of tires and also analyze the influence of the costs applied to the tires on the total cost of maintenance. The nature of the research is exploratory, characterized as a case study in a carrier. The data was collected through direct observation and document analysis. Data analysis involved two phases: qualitative and quantitative. In phase used qualitative content analysis and quantitative phase analysis was used for correlation and regression. It was revealed that the lack of commitment of those involved in operational areas (traffic, yard, drivers, employees, officers and subsidiaries) and its processes, influence the maintenance area on the tire management. Also, it was revealed that among the indicators of maintenance performance in tire management, the costs applied to the tires have a higher correlation with the total cost of maintenance. The test Anova indicated that the first influences on 54% of the variations in the total cost of maintenance. We clarified the concepts of maintenance techniques specific tire management, and identify performance indicators in the area of tire management. It is believed that this work contributed to an improvement of knowledge in this area, providing greater understanding for the company researched with regard to maintenance and tire management, showing how the costs are representative for tire maintenance performance. Finally, suggestions are made for future work and exposed the limitations of this research.