Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

VOLUNTARIADO EMPRESARIAL NA COMPREENSÃO DOS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE RECURSOS HUMANOS DA REGIÃO DE CAMPINAS

Orientador

Valéria Rueda Elias Spers

Autor

PAULO BARELI

Palavra chave

Voluntariado; Voluntariado Empresarial; Sustentabilidade.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2012

Nº Downloads

1117

Resumo

O estudo tem como objetivo geral de verificar o entendimento dos profissionais de um grupo de Recursos Humanos da Região de Campinas sobre o voluntariado empresarial. Os capítulos foram divididos com a parte teórica sobre a Responsabilidade Social Empresarial fazendo uma introdução histórica e conceitual sobre esse assunto, evoluindo para as propostas de ações de responsabilidade social empresarial, formas de divulgação, apresentação dos resultados das ações sociais empresariais e benefícios para as organizações que aplicam a responsabilidade social. No capitulo seguinte, será apresentado a introdução e conceitos do voluntariado, evoluindo esse conceito para o Voluntariado Empresarial, formas de aplicação, benefícios oferecido para as organizações e voluntários. O método adotado para esse estudo é a pesquisa qualitativa e o focus group que será aplicada em duas coletas. A primeira coleta da pesquisa tem o objetivo de colher as experiências desses profissionais sobre o voluntariado, a possibilidade de aplicar o voluntariado em suas organizações e o que levaria em consideração para a apresentação de uma proposta social. A segunda coleta tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa realizada e novas contribuições para esse estudo. O focus grupo foi estruturado com o objetivo de estimular o diálogo entre os profissionais oferecendo a oportunidade para cada respondente expor suas experiências sobre o assunto. Os resultados do focus group revelam as pressuposições do estudo e confirmam que as ações voluntárias desenvolvidas nas organizações, são realizadas em forma de campanhas e ações de curto prazo. O estudo, através do referencial teórico, revelam que as ações estruturadas são realizadas em maior parte nas grandes organizações e que as dificuldades em um envolvimento maior dos voluntários são pelo fato dos compromissos pessoais; sobrecarga de trabalho e falta de tempo para conciliar as atividades voluntárias com a agenda pessoal e profissional.

Abstract

The study aims to verify the general understanding of a group of professional Human Resources Region of Campinas on corporate volunteering. The chapters are divided with the theoretical part of the Corporate Social Responsibility doing a historical and conceptual introduction on this subject, progressing to the proposed actions of corporate social responsibility, forms of disclosure and presentation of the results of the social and business benefits to organizations applying social responsibility. In the next chapter, you will see the introduction and concepts of volunteerism, developing the concept for Corporate Volunteering, application forms, benefits offered to organizations and volunteers. The method adopted for this study is qualitative research and focus group which will be implemented in two stages. The first stage of the research aims to collect the experiences of these professionals about volunteering, the possibility of applying volunteering in their organizations and what they would consider to present a proposal social. The second stage aims to present the results of new research and contributions to this study. The focus group was structured in order to stimulate dialogue among professionals offering each respondent the opportunity to share their experiences on the subject. The results of the focus groups reveal the assumptions of the study and confirm that voluntary actions undertaken in organizations, are held in the form of campaigns and short-term actions. The study, using the theoretical framework, show that structured actions are performed mostly in large organizations and that difficulties in greater involvement of volunteers are because of personal commitments, work overload and lack of time to reconcile the voluntary activities with the personal and professional agenda.