Visualização do documento
Título
ANÁLISE DOS FATORES RELEVANTES NA CONSTRUÇÃO DE ALIANÇAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIONG – SOROCABA
Orientador
Valéria Rueda Elias Spers
Autor
PAULO KIOITI MURAKAWA NETO
Palavra chave
Estratégia. Alianças Estratégicas. Organizações do Terceiro Setor. Alianças...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
17/12/2012
Nº Downloads
1062
Resumo
A presente pesquisa objetivou caracterizar o processo de formação de alianças estratégicas, neste estudo, ao abordar a construção deste arranjo contendo exclusivamente organizações participantes do terceiro setor. Por entender que os relacionamentos interorganizacionais de natureza cooperativa no campo social têm evidenciado trabalhos considerando mais as alianças intersetoriais, principalmente, nas articulações entre o terceiro setor e o mercado, caracterizado, geralmente, pelas ações de responsabilidade social empresarial (RSE), ou ainda, entre as relações do terceiro setor e o Governo, este estudo propôs analisar a partir de um estudo de caso aplicado na União de Organizações Não Governamentais de Sorocaba e Região (UniOng), os fatores relevantes para a construção de alianças estratégicas especificas entre OTS, que neste trabalho ficou denominado como Alianças Sociais. Assim, a pesquisa observou quatro varáveis considerados relevantes para a formação da UniOng, determinados pelos fatores motivantes, processo de seleção, estrutura de governança e dinâmica evolutiva. Apresentando como principais resultados, a influência direta dos laços sociais nas distintas fases de formação da UniOng, estando desta forma, o papel das relações sociais motivando potencialmente a decisão de seus agentes econômicos, e assim, reduzindo alguns custos de transação ao longo da aliança e permitindo a evolução para relacionamentos estratégicos, estando à estratégia observada não apenas de forma isolada e com objetivos puramente econômicos, e sim, em um processo constituído também pelas interações das organizações com seu meio.
Abstract
This study aimed to characterize the process of forming strategic alliances in this study to address the construction of this arrangement containing only participating organizations of the third sector. By understanding the nature of cooperative interorganizational relationships in social work has shown more considering intersectoral partnerships, especially in the joints between the third sector and the market, generally characterized by corporate social responsibility (RSC), or even between relations of the third sector and the Government, this study evaluated from a case study applied in the Union of third sector organizations of Sorocaba and Region (UniOng), the relevant factors for building strategic alliances between specific OTS, that this work was termed as Social Alliances. Thus, the survey observed four variables considered relevant for the formation of UniOng, determined by motivating factors, selection process, governance structure and evolutionary dynamics. Its main results, the direct influence of social ties in the different phases of training UniOng, being this way, the role of social relations potentially motivate the decision of its economic agents, and thus reducing some transaction costs along the alliance and allowing evolution to strategic relationships, the strategy being observed not only in isolation and with purely economic goals, and yes, in a process consisting of organizations also by interactions with its environment.