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Título
COMUNICAÇÃO INTERNA EM EMPRESAS DE CONFECÇÃO DE MONTE SIÃO
Orientador
Prof. Dr. Arsênio Firmino de Novaes Netto
Autor
MARIA RITA DOS SANTOS
Palavra chave
gestão de empresas, comunicação, linguística.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data da defesa
01/01/2012
Nº Downloads
1283
Resumo
Esta dissertação relata que é possível desenvolver e validar uma teoria para análise de processos de comunicação interna em empresas a partir da adaptação de processos da linguística e estudo de propriedades do discurso de dirigente de empresas e da informação transmitida depois de interpretada pela cultura de colaborador. Os conceitos usados foram obtidos durante análise de resultados de pesquisa bibliográfica sobre a comunicação interna em empresas e sobre a linguística, visando contribuir para o entendimento de consequências da qualidade de comunicação interna em empresas e relações entre comunicação, comportamento de colaborador, objetivos de empresa, e qualidade de vida no trabalho. Discutiu-se a relação empresas, território e inovação, e conceituou-se arranjo produtivo local. Desenvolveu-se uma teoria para verificar consequências de processos de assimilação dos conceitos emitidos por dirigentes de empresas na comunicação interna que foi fundamentada em analogias aos métodos de estudos sobre linguagem. Descreveu-se o território, as empresas e a característica do Arranjo Produtivo Local de Monte Sião, que foi adotado para o estudo de caso. Desenvolveu-se um questionário que foi aplicado aos dirigentes de 22 empresas de Monte Sião em dezembro de 2011. Os dados coletados foram processados e os resultados analisados para identificar informação para validar e verificar a utilidade da teoria desenvolvida. Reuniram-se evidências sobre a utilidade de analogias com os processos de estudos de linguagem para analisar comunicação interna, e mostrar que comunicado emitido por dirigente de empresa gera diálogo que se interioriza em colaborador da forma com que foi decodificado pela cultura do funcionário, e, provoca outra codificação em forma de réplica. Também, evidências de que ação ou imagem comunicada por empregador pode produzir orientação contraditória e produto de interação entre forças sociais. As evidências obtidas foram utilizadas para validar a teoria proposta para estudos sobre a qualidade de comunicação interna e busca de objetivos em empresas. O trabalho contém sugestões para dirigentes de empresas em Monte Sião e novos trabalhos de pesquisa.
Abstract
This dissertation discuss the possibility of developing and validate a theory for analysis of the internal communication in enterprises starting from the linguistic studies processes and some properties of the speech by a manager of an enterprise and information submitted to the culture of the workers. The concepts used were results of bibliographic search on the internal communication in companies and on linguistics, aiming to contribute to the understanding of the consequences of internal communication quality inside enterprises and the relationship between communication, worker behavior, business goals, and quality of life at work. Discussions focused on the business relationship, territory and innovation, and have conceptualized the local productive arrangement. It was developed a theory to see consequences of assimilation of the concepts issued by heads of businesses internal communication that was based on analogies to methods of studies on language. Also it was described the territory, businesses and Local Productivity Arrangement of Monte Siao, which was adopted for the case study. Data were obtained applying a questionnaire to the leaders of 22 companies in December 2011. The collected data were processed and the results analyzed to identify information to validate and verify the usefulness of the proposed theory. There was gathered evidence on the usefulness of analogies from the processes of language studies in analyzing internal enterprises communication, and it was showed that statement issued by a manager will be internalized with a decoded process by the employee culture, and causes other encoding in the form of a replica. Also, there is evidence that action or image communicated by the employer should produce contradictory guidance and is a product of interaction between social forces. The evidence obtained was then used to validate the theory proposed for studies on the quality of internal communication and search for goals in business. The work contains suggestions for heads of businesses on Monte Sião and to new research papers.