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Título
A MARCA COMO REFLEXO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL: O CASO PIRACICABA 2010
Orientador
Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani
Autor
MARCOS ANTONIO GALLANI
Palavra chave
planejamento estratégico – marca - posicionamento
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
15/09/2004
Nº Downloads
1884
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar qual a contribuição do Planejamento Estratégico - PE para o posicionamento da cidade de Piracicaba, através do PIRACICABA 2010. Buscou-se observar como o estabelecimento de ações estratégicas na cidade contribuíram para o seu desenvolvimento e posicionamento, bem como o crescimento sustentável. O foco central que norteou o trabalho foi a verificação de como a marca PIRACICABA 2010 posicionou a cidade. A pesquisa identificou e analisou como foram os procedimentos de implantação do Planejamento Estratégico-PE proposto pela ONG PIRACICABA 2010 apresentando as estratégias adotadas para que os objetivos fossem atingidos em longo prazo, ou seja, no período de 2001-2010. Num segundo momento explicitou como a marca e conseqüentemente seu posicionamento no mercado aconteceu, e como as estratégias mercadológicas contribuíram para posicionar com valor e equidade a marca. O Projeto PIRACICABA 2010 foi importante para a cidade pela implantação da Agenda 21 com base na metodologia do Planejamento Estratégico-PE. A aplicação da pesquisa quantitativa exploratória mostrou, que os empresários que estão atuando no Projeto, desde o seu início, percebem que o P E está posicionando a cidade, porém não focam esta percepção no surgimento de uma marca denominada PIRACICABA 2010. Aponta-se a necessidade em estabelecer ações estratégicas para que a marca Piracicaba 2010 possa ser percebida tanto pela comunidade em geral, bem como para os envolvidos diretamente no projeto.
Abstract
This Dissertation aimed at analyzing the contribution of Strategical Planing -(PE) to the city of PIRACICABA, trough PIRACICABA 2010. We have observed how the strategical actions in the city have contributed to its development, as well as to its sustainable growth. The central focus of the Dissertation was the verification of how the brand PIRACICABA 2010 provided the city. The research has identified and analyzed the implementation procedures of the PE as proposed by the ONG PIRACICABA 2010, presenting the strategies adopted so as to attain the objectives in the long run, i. e., between 2001 and 2010. Then we have explained how the brand and its placement in the market took place, and how the marketing strategies contributed to place the brand PIRACICABA 2010 with value and equity. The project PIRACICABA 2010 was important because the city organized its “Agenda 21” based on the PE methodology. The applied quantitative exploratory research has shown that the entrepreneurs who have acted in the Project since its beginning have noticed that the PE is helping to place the city, but they do not focus this perception on the beginning of a brand called PIRACICABA 2010. We point, thus, at the need to establish srtategical actions so that the brand PIRACICABA 2010 may be noticed both by the community in general and the people directly connected to the project.