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Título
UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE MARKETING EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Orientador
Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani
Autor
MARCELO SOCORRO ZAMBON
Palavra chave
marketing educacional, instituições de ensino superior, ferramentas de marketing
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
17/09/2004
Nº Downloads
2221
Resumo
A realidade do mercado educacional, em especial ao ensino superior privado e seu crescimento na última década do século XX e no início do século XXI, têm gerado discussões de cunho mercadológico na cúpula das Instituições de Ensino Superior (IES). Essas discussões refletem a necessidade de adequações que promovam a sustentação do ensino a longo prazo, bem como o atendimento às expectativas do mercado. O estudo verificou a importância da utilização do marketing pelas IES privadas sediadas no Estado de São Paulo, e destacou o composto do marketing como forma para análise do marketing. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de um estudo exploratório com um questionário formatado pelo método de entrevista estruturada e aplicado aos Administradores de Marketing das respectivas IES privadas. No plano amostral optou-se pela amostragem simples ao acaso, o que permitiu analisar as opiniões acerca do uso do marketing, bem como o relacionamento do marketing enquanto elemento estratégico. Ao estudar o marketing educacional utilizado pelas IES privadas, serviu para apontar o grau de comprometimento do marketing dentro das estruturas administrativas, confirmando sua relevância, explicitando a tendência atual das IES que é ampliar o uso das ferramentas de marketing.
Abstract
The reality of the educational market, especially to the private higher education and its growth in the last decade of the 20th century and in the beginning of the 21st century, have been generating cupula discussions based on market of the Higher Education Institutions (IES). Those discussions show the need of adaptations to promote the support of the teaching in long time, as well in attendance to the expectations of the market. The study verified the importance of the use of the marketing for headquartered privates IES in the State of Sao Paulo, and it detached the Marketing Mix as form to analyze marketing. The collection of the data was developed through an exploratory study with a questionnaire formatted by the method of structured interview and applied to the Marketing Administrators of respective private IES. With reference the sample, was opted the simple sampling, and it allowed to analyze the opinions concerning about the use of the marketing and the relationship of the marketing while strategic element. When studying the educational marketing used by private IES, it served to point the compromising of the marketing inside of the administrative structures, confirming it relevance, showing the current tendency of IES that is to enlarge the use of the marketing tools.