Visualização do documento
Título
POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER PARA CRIANÇAS. O CASO DE ADAMANTINA.
Orientador
. NELSON CARVALHO MARCELLINO
Autor
MARCOS RICARDO MINUTTI
Palavra chave
POLÍTICAS PÚBLICAS, LAZER E CRIANÇA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
26/11/2004
Nº Downloads
1160
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a situação de um município de pequeno porte, do interior de São Paulo, no que concerne à Política Pública Setorial de Lazer, dirigida especificamente às crianças, a fim de colher subsídios que possam orientar a formulação de políticas em cidades de porte semelhante, enfocando essa faixa etária, importante quando se trata da dominação intraclasses, em termos de barreiras na apropriação do lazer, na nossa sociedade, e fundamental na educação para o lazer, formando o gosto para o seu desenvolvimento. O lazer é uma problemática tipicamente urbana, característica das grandes cidades, porém ultrapassa suas "fronteiras", uma vez que os grandes centros urbanos levam essa problemática com as mesmas características, através da mídia, para outras regiões do país, nem tão grandes, nem tão urbanizadas. A faixa etária abrangida pelo estudo é a de 7 a 12 anos. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em levantamento inicial, levado a efeito no sistema de bibliotecas da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba -, tendo como palavras chave: políticas públicas, lazer e criança. Para a pesquisa de campo, enquanto procedimento amplo de raciocínio, também caracterizado como modo de observação, foi realizado o "estudo de caso", para a cidade, e seriam feitos os "estudos comparativos" para os bairros pesquisados, mas esses não apresentaram diferenças significativas, quando da análise dos dados coletados. A técnica de amostragem, tanto para a escolha da cidade, quanto dos bairros, foi definida de forma não probabilística, mas intencional, por critérios de acessibilidade. A cidade escolhida foi Adamantina, situada no interior do Estado de São Paulo. No decorrer da pesquisa, a principal técnica de coleta de dados foi observação participante, com registro em diário de campo, que pressupõe observação direta e convívio com o grupo. Como recurso adicional, foram aplicados formulários para pais e profissionais da área. Nas Considerações Finais, são apresentados alguns critérios de melhoria, tendo em vista a construção de uma política de lazer, com ênfase na criança, para o município estudado, e outros semelhantes, de porte pequeno. Podemos observar nos dados colhidos de todas as manifestações, pelo menos três reivindicações bastante claras: 1 - A necessidade da elaboração de uma Política de Esportes e Lazer que dê incentivo a sua prática e desenvolvimento, com especial ênfase na faixa etária da criança, a partir da constatação da sua inexistência, ou mesmo de uma Política mais ampla para o setor cultural no seu todo; 2 - A recuperação, manutenção, ampliação e diversificação dos espaços públicos destinados à prática dos Esportes e Lazer, a partir da constatação do seu pouco número, baixo uso, e concentração num único conteúdo cultural - o físico-esportivo; 3 - A importância da atuação de profissionais capacitados, na animação e orientação de espaços, equipamentos e atividades, e de sua contratação contemplando variados conteúdos culturais, e não apenas os físico-esportivos, como vêm ocorrendo. A implementação de uma estrutura de animação, como descrita no decorrer do trabalho, é importante, sobretudo, para assegurar a diversificação na vivência dos conteúdos culturais, nos seus gêneros, enfatizando o da prática, na faixa etária da criança, que permita a formação do repertório necessário à passagem de níveis conformistas, para níveis críticos e criativos, na fruição do espetáculo e do conhecimento.
Abstract
This research aims to study the situation of a small town in the state of São Paulo, regarding the Public Sectorial Policy for Leisure, specifically for children, in order to collect funds to orient the conception of politics in cities of similar size, focusing this age group, which is important when it comes to interclass predominance, in therms of the difficulties in leisure appropriateness, in our society, and crucial to education for leisure, making it develop. Leisure is a typically urban problem, a feature of big cities, but it transcends its "bounds", once the big urban centers take this problematic, by means of the media, to other regions, neither so big, nor so urbanized. The age group comprehended by the study is from 7 through 12 years old. The bibliographic research was done in the libraries of Unimep - Universities Methodist de Piracicaba, having as key words: public policy, leisure and child. For the field research, also described as way of observing, the case study was used for the city and the comparative study would be used for the neighborhoods, but these didn't present meaningful differences. The sampling technic, both for choosing the city and the neighborhoods, was defined in a non - probabilistic, intentional way, by accessibility criteria. Adamantine was the city chosen, located in the inlands of the state of São Paulo. During the research the main technic used to collect data was the partaking observation, reporting in a field diary, which assumes direct observation and intimacy with the group. As an additional resource, forms for parents and professionals in the area were applied. And in the Final Considerations, some criteria for improvements are presented, aiming the building of a policy for leisure, focusing the children. For the city studied and others alike. From the data collected, we can say that at least three demands are very clear: 1 - The need for the elaboration of a policy sports and leisure which incentivates its practice and development, with special emphasis on the children, once it is inexistent at present; 2 - The recuperation, maintenance, amplification and diversification of public spaces for the practice of sports and leisure, once they are not enough and are used for only one purpose, the physical-sportive; 3 - The importance of employing skilled professionals, for the animation and management of these space, equipments and activities, and hiring them for varied cultural purposes, not only for the physical-sportive proactive, as it is nowadays. The fulfillment of an animation structure, as described in the study, is important to assure, the diversification in cultural activities, in their genres and emphasizing the children's practice, so that there are enough instruments to pass from the conformist cal levels to more creative and critical levels, for the fruitions of knowledge.