Visualização do documento
Título
SOCIOLOGIA – UMA LEITURA DAS RELAÇÕES DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
Orientador
Profs. Drs. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Autor
FABIO ROGÉRIO DOS SANTOS
Palavra chave
Educação; Ensino de Sociologia; Sistema Educacional
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/09/2014
Nº Downloads
6624
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar o ensino de sociologia como disciplina em uma escola pública do estado de São Paulo. Inicialmente, foram discutidas questões relativas aos conceitos de educação e sociedade e sistema de educação, destacando o programa implantado recentemente no Estado de São Paulo, que foi chamado de São Paulo faz Escola. Depois, foi mostrado o desenvolvimento da sociologia, bem como as dificuldades da sua institucionalização nas escolas brasileiras, como fator de consolidação dessa área no país. E finalmente, foram analisadas, de um conjunto de 12 aulas durante um bimestre, três aulas de sociologia aplicadas a um primeiro ano do ensino médio de uma escola publica piracicabana. O que se percebeu é que, mesmo que o professor siga o conteúdo do caderno de sociologia do programa SPFE, por meio da utilização conjunta de outros materiais, ele conseguiu deixar algumas contribuições na formação de uma pessoa humana, voltada para sociabilidade e o reconhecimento de seus direitos, sejam civis, políticos ou sociais. Por outro lado, ao apoiar-se no conteúdo desse caderno, ele não aprofundou o debate sociológico dos temas sobre alienação e socialização abordados em sala. Todavia, isto não se constituiu como um problema em si, pois o material é feito com o objetivo de estimular a sensibilidade e não o raciocínio do aluno da educação básica.
Abstract
This study aimed to analyze the teaching of sociology as a discipline in a public school in the State of São Paulo. Initially, discussed issues related to the concepts of education and society and education system, highlighting the program deployed recently in the State of São Paulo, which was called São Paulo faz Escola. He was shown on the development of sociology as well as the difficulties of its institutionalization in Brazilian schools, as a factor in the consolidation of this area in the country. And finally, we analyzed a set of 12 lessons during a quarter, three classes of Sociology applied to a first year of high school to a public school from Piracicaba. What we realized is that even though the teacher follow the content of the sociology of the SPFE program, through the joint use of other materials, he was able to make some contributions in the formation of a human person, focused on sociability and the recognition of their rights, whether civil, political or social. On the other hand, to rely on the contents of that notebook, he deepened the sociological debate about alienation and socialization themes addressed in class. However, this was not a problem in itself, because the material is made with the goal of stimulating sensitivity and not the reasoning of basic education student.